Conheça os benefícios da energia sustentável

A energia sustentável não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também é capaz de gerar vantagens econômicas!

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

Ao navegar pela WEB e se informar sobre assuntos ligados à ecologia, você provavelmente já deve ter se deparado várias vezes com o termo “energia sustentável”, não é mesmo? Sabe por que isso é tão comentado?

O primeiro motivo é que ela é gerada por fontes renováveis, que também produzem menos poluentes, sendo mais benéficas para a sociedade e para o meio ambiente. Por esses e outros fatores, elas têm ganhado destaque, especialmente se considerarmos que 95% dos brasileiros acreditam que temas ligados ao meio ambiente devem ganhar maior relevância nos próximos anos.

Contudo, o que são elas exatamente e quais são os seus principais exemplos? Para descobrir as respostas a essas questões, continue lendo e veja o que preparamos!

O que é energia sustentável?

É a energia produzida a partir de fontes renováveis, isto é, que não se esgotam como os combustíveis fósseis. Desse modo, elas podem gerar eletricidade para a sociedade atual e, no futuro, continuar abastecendo as próximas gerações. Normalmente, elas utilizam recursos que são repostos e estão em abundância na natureza, como o vento e os raios solares.

Quais são as modalidades de energia sustentável existentes hoje?

Atualmente, existem muitos exemplos de energia sustentável por todo o planeta. O número delas vêm crescendo graças à maior consciência ambiental e ao investimento em novas tecnologias. A seguir, separamos algumas das principais. Confira!

Energia solar

Os raios solares são captados por painéis fotovoltaicos que, por meio de processos físico-químicos, produzem eletricidade. Esses painéis podem ser instalados tanto em regiões amplas quanto nos telhados de residências comuns. Dessa forma, quem tem alguns deles em sua casa pode consumir a eletricidade gerada por eles, reduzindo sua conta de luz.

A energia solar é uma das mais conhecidas e procuradas dentre os diferentes tipos de energia sustentável. Aliás, no Brasil, a quantidade de painéis de energia solar instalados cresceu de 7.400 para 49 mil unidades, em dois anos. Isso representa uma ampliação de aproximadamente 562%.

Energia eólica

Essa energia é produzida por meio de grandes cataventos, cujas hélices são movimentadas pelo vento. Isso faz com que os rotores girem, repassando essas rotações a geradores que, por sua vez, convertem energia mecânica em eletricidade.

A energia eólica também é outra que tem se popularizado, chegando ao ponto de ser responsável por 14% da eletricidade produzida no Brasil. Bastante, não é? A expectativa é que isso possa crescer ainda mais à medida que essa modalidade energética recebe mais investimento e se populariza.

Energia hidráulica

Energia hidráulica é obtida por meio do aproveitamento de uma massa de água, como um rio ou um lago. No caso brasileiro, ela corresponde à modalidade conhecida como energia hidroelétrica, sendo o principal meio de produção de eletricidade no país.

Para obtê-la, constrói-se uma barragem em um rio, no qual se instala uma usina hidroelétrica. As águas passam pelas suas turbinas, que são movimentadas e acionam o gerador de eletricidade.

Esse modelo é tido como sustentável porque utiliza os recursos hídricos, que se renovam conforme o ciclo das águas.

Energia maremotriz

A energia proveniente do movimento das marés e das ondas é outra que tem grande potencial no Brasil, pois o país conta com 7.367 km de litoral. Ao considerarmos saliências e reentrâncias, o número chega a aproximadamente 9.200 km. Graças a essa grande extensão, há um potencial de produção de energia elétrica elevado por aqui.

Esse modelo requer uma usina formada por módulos, que contam com braços mecânicos, flutuadores, bombas hidráulicas, entre outros componentes. As ondas movimentam os flutuadores e, após uma série de processos internos, a energia elétrica é gerada. Por serem compostas de módulos, essas usinas podem ser ampliadas de modo a expandir a capacidade delas de geração de eletricidade.

Mas, afinal, quais são os benefícios da energia sustentável?

A energia sustentável conta com muitas vantagens, tanto econômicas quanto ambientais. A seguir, separamos alguns dos principais. Acompanhe!

São benéficas para a natureza

Para começar, o principal ponto positivo da energia sustentável é que ela é mais benéfica para o meio ambiente. Isso porque ela gera menos poluentes em comparação a alternativas que empregam combustíveis fósseis, como as termoelétricas a base de carvão. Entre esses poluentes, temos gases do “efeito estufa”, como o dióxido de carbono.

Além disso, algumas opções de energia sustentável, como a solar e a eólica, não causam tanto impacto no meio ambiente para que suas estruturas sejam montadas e comecem a produzir eletricidade. Basta espaços amplos em que haja, respectivamente, boa incidência de luz solar e muito vento.

O Brasil, graças a sua grande extensão territorial, atende a esses dois critérios. A região nordeste, por exemplo, é responsável por 86% da produção de energia eólica, uma vez que há grande fluxo de vento nela.

São renováveis

As fontes sustentáveis de energia são renováveis, diferentemente das que utilizam combustíveis fósseis, que podem acabar. Desse modo, é possível reaproveitá-las continuamente na geração de eletricidade, uma vez que há abundância de seus recursos na natureza.

Apresentam menos riscos do que a energia nuclear

Energias sustentáveis também oferecem riscos menores do que a energia nuclear, que, além de precisar de muito cuidado para não se ter acidentes, também gera resíduos altamente prejudiciais para o meio ambiente. Aliás, isso demanda processos de descarte mais complexos.

São mais baratas em longo prazo

As fontes de energia sustentável costumam compensar, em longo prazo, o investimento feito nelas. Por exemplo, a compra de painéis solares pode reduzir a conta de energia elétrica entre 50% e 95%, de modo que essa economia acaba por “pagar” o valor dos equipamentos em alguns anos.

Como visto, a energia sustentável pode ser obtida por meio de diferentes fontes ou recursos naturais. Além disso, tem muitos benefícios, o que faz dela uma excelente opção para se investir. Sem falar que o seu uso também demonstra uma maior conscientização com o meio ambiente.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esse? Siga a BV nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e acompanhe nossas próximas postagens!

Atendimento BV