Leia este post e descubra como tornar o RH mais estratégico

Conheça um conjunto de técnicas que vão tornar o RH mais estratégico, ajudando na satisfação e na produtividade dos colaboradores!

Categoria: Inovação

Categoria: Inovação

Você sabe como deixar o RH mais estratégico? Afinal, uma boa gestão desse setor tem diversos objetivos, como diminuir custos, otimizar processos, aumentar a produtividade e garantir a redução do turnover. O contexto da pandemia mudou bastante o mercado de trabalho, desde a motivação em tempos de crise até a adaptação em home office. Portanto, todos os departamentos precisam evoluir.

Então, se você trabalha no RH e quer um setor mais estratégico ,continue lendo este post até o fim. Entenda as vantagens desse conceito e como empregá-lo a partir de um conjunto de técnicas.

Qual é a importância de tornar o RH estratégico?

O RH estratégico é crucial para que a organização possa usar melhor o recurso humano. Esse aspecto do setor é cada vez mais importante, de modo que os colaboradores se sintam mais motivados. Além disso, também permite otimizar as habilidades de cada um, colocando-os na melhor posição para terem sucesso. A partir desse objetivo principal, é possível observar diversos outros benefícios:

  • retenção de talentos;
  • aumento da produtividade;
  • maior motivação e engajamento dos colaboradores, tanto com a empresa quanto uns com os outros;
  • possibilidade de atrair os melhores talentos;
  • habilidades diversificadas e colaboradores mais bem-preparados;
  • crescimento da marca empregadora;
  • melhor clima organizacional.

Quais são as estratégias, técnicas e ferramentas que podem melhorar os resultados do RH?

Existem algumas características que o RH estratégico tem em relação ao tradicional. Por exemplo, existe um foco menor em burocracia, melhor comunicação e um esforço ativo na diversidade e na inovação dentro do setor. Para isso, existem algumas estratégias, técnicas e ferramentas interessantes que podem ajudar. Veja só!

SAP SuccessFactors

O SAP SuccessFactors é uma ferramenta de gestão, automatizando e agilizando diversas das tarefas do dia a dia do setor e permitindo aos gestores maior foco no aspecto pessoal do gerenciamento. Com ele, é possível aplicar soluções para engajamento do colaborador, controle de horas, gestão de benefícios e muito mais.

eSocial

Mais uma forma como a tecnologia ajuda o RH. O eSocial é uma ferramenta do Governo Federal, obrigatória para empresas e empreendedores. Seu objetivo é facilitar o recolhimento de tributos e informações trabalhistas, de modo a diminuir consideravelmente a burocracia. Além disso, todas as informações são enviadas em uma única plataforma.

Os exemplos acima são ferramentas que ilustram bem o RH estratégico e sua mudança de paradigma. O setor deixa de ser focado em burocracia para buscar soluções para o bem-estar das pessoas, como a responsabilidade da empresa na promoção da saúde mental do colaborador.

Gamificação

Com essa estratégia, são aplicados elementos e técnicas comuns em jogos nos processos dos colaboradores. Por exemplo, noções como progressão, atreladas a metas e recompensas, permitem criar um jogo que é voltado para o perfil e as habilidades dos profissionais. É uma ferramenta poderosa que pode ser usada em diversos momentos, como:

  • processos seletivos;
  • treinamentos;
  • avaliações de resultados;
  • onboarding.

People Analytics

Com as empresas se tornando cada vez mais Data-Driven, é natural que esse processo se estenda ao RH. O People Analytics é o uso do grande volume de dados gerados sobre os colaboradores para identificar, prever e analisar comportamentos dentro da organização. Assim, é mais fácil identificar perfis em processos seletivos que se encaixam melhor com o que você precisa, por exemplo.

Pesquisas de clima organizacional

As pesquisas de clima organizacional são tradicionais para reconhecer como anda o engajamento e a motivação da equipe. No RH estratégico, você consegue torná-las mais simples de fazer e analisar, recebendo informações mais relevantes para a empresa. Assim, pode combinar com o People Analytics, para traçar planos otimizados.

Plataformas de treinamento

Outro objetivo do RH estratégico é a capacitação dos colaboradores. Para esse objetivo, as plataformas ajudam nos treinamentos a distância, por exemplo, além de permitir diferentes formas de progressão. Combinando com as outras estratégias acima, você consegue identificar melhor as pessoas que têm potencial de liderança, para treiná-las desde cedo.

Avaliação de desempenho

Avaliações de desempenho são naturalmente complexas. Por exemplo, pode ser que um vendedor específico leve o crédito pela venda, mas qual foi o impacto do marketing, do atendimento e de todo o processo na satisfação daquele cliente? O RH estratégico aplica análises mais completas e eficazes, de modo a medir os resultados de forma mais acertada. Assim, você identifica os melhores talentos para recompensá-los ou treinar aqueles que estão com resultados abaixo do esperado.

Benefícios flexíveis

Benefícios são essenciais para atrair e reter os melhores talentos, mas atualmente eles também precisam ser estratégicos. Por exemplo, para uma pessoa com filhos, o auxílio-creche é extremamente valioso. Já para quem não tem e não quer tê-los, é um benefício pouco importante. Por isso, é essencial conhecer bem o colaborador, para a criar pacotes de benefícios que sejam mais valiosos para seu perfil.

Monitore e treine o próprio RH

É claro que para o RH ser realmente estratégico ele precisa evoluir continuamente. Logo, é crucial atentar aos indicadores de desempenho do próprio setor e da empresa, como assiduidade, absenteísmo, número de conflitos, custo por profissional e diversos outros. Para ter os KPIs adequados, é preciso garantir alinhamento aos objetivos maiores do negócio.

Também é preciso que o RH se mantenha atualizado. Conhecer as mais novas estratégias e as tecnologias mais modernas significa que o setor sempre será produtivo.

Qual é a importância das boas parcerias nesse processo? 

Boas parcerias são essenciais para tornar o RH estratégico e facilitar a interação com os colaboradores. Por exemplo, ao fazer uma parceria com o BV, você encontra ótimos produtos para trazer mais tranquilidade financeira para os colaboradores. Além disso, ainda cria relação com empresas especialistas no assunto, de modo a trazer dicas e ensinar a eles mais sobre o controle financeiro pessoal.

Entender como tornar o RH estratégico é essencial para qualquer empresa no mercado moderno. Com o colaborador cada vez mais empoderado e a busca pelos melhores talentos acirrada, as organizações precisam se focar no aspecto humano, pensando em como os líderes devem agir na crise, por exemplo.

Gostou do post? Quer encontrar os melhores parceiros para ter um RH mais estratégico? Então, entre em contato conosco e entenda como o BV pode ajudar!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.