Como planejar uma viagem dos sonhos sem comprometer o orçamento

Descubra novos lugares do mundo com estratégia, foco no objetivo e organização financeira

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

O desejo de viajar, conhecer novos lugares e culturas é, sem dúvida, compartilhado pela maior parte das pessoas. Porém, nem todas sabem como planejar uma viagem de forma que realmente faça esse sonho se tornar realidade. Afinal, sonhar não custa nada, mas quando se tratar de realizar, aí as coisas mudam.

Apesar das dificuldades, saiba que é plenamente possível fazer a viagem dos sonhos sem comprometer todo o orçamento. Para isso, é preciso que você tenha uma estratégia, foco no objetivo e organize sua vida financeira, já que a viagem precisa caber no seu bolso. No mais, existem destinos para todos os gostos e todos os perfis financeiros.

Então, se você faz parte do grupo de pessoas que sonha em viajar, mas não sabe bem como ajustar as finanças pessoais, a hora de alcançar esse objetivo é agora. Preparamos este artigo com uma série de dicas e orientações que certamente farão com que você, em breve, esteja de malas prontas e partindo para o seu destino. Acompanhe!

Defina o destino e o perfil da sua viagem

Seja dentro do país, seja internacionalmente, bons destinos não faltam quando o assunto é fazer a viagem dos sonhos. Mas, como sabemos, os custos podem variar bastante entre um e outro. Por isso, o primeiro passo para tirar a sua viagem do imaginário e fazê-la virar realidade é definir o destino e, também, o perfil dessa viagem.

Nesse ponto, é muito importante saber combinar os desejos com as possibilidades. Afinal, você pode até ter vontade de conhecer o outro lado do mundo, mas é preciso considerar se os custos estão dentro da sua realidade ou, pelo menos, dentro de um planejamento possível.

Dito isso, é muito importante que você tenha em mente o perfil da sua viagem. Falamos isso porque, dependendo do estilo do passeio, os custos podem variar bastante. Por exemplo, há quem sonhe em fazer uma viagem cultural, do mesmo modo que há quem queira viver uma aventura e aquelas pessoas que buscam experiências memoráveis, em locais de luxo e exóticos.

Saiba quantas pessoas irão

Não há como planejar uma viagem sem antes saber quantas pessoas irão. Assim, outro ponto elementar de qualquer viagem é saber se vai sozinho ou acompanhado de outras pessoas, como familiares e amigos. Caso decida fazer a viagem acompanhado, é importante verificar quantos adultos e quantas crianças irão e, mais do que isso, como será feita a divisão dos custos. Cada um pagará a sua parte ou uma pessoa arcará com todos os gastos?

Aqui, a lógica é bem simples: quanto mais pessoas estiverem sob a sua responsabilidade, maior e mais bem-feito terá que ser o planejamento financeiro para que a viagem se torne real. Então, defina com antecedência quantas pessoas vão e comece a se organizar o mais rápido possível.

Defina a data ideal

As datas de uma viagem podem interferir diretamente nos seus custos. Por essa razão, é muito importante defini-las com estratégia e antecedência. Por exemplo, é muito comum notar o aumento nos preços de passagens aéreas e hospedagens em período de final de ano, já que a procura cresce bastante.

Da mesma forma, os custos tendem a se elevar em datas de grandes eventos e de festas típicas, como o carnaval aqui no Brasil. Assim sendo, é fundamental que você tenha em mente se faz questão de viajar em datas específicas ou se tem liberdade para ir em qualquer período, considerando sempre os menores preços.

Faça uma boa pesquisa no mercado

Não há forma melhor de contratar bons serviços com preços atrativos do que pesquisando. Então, depois de decidir os detalhes que falamos acima, é hora de partir para as pesquisas. A parte boa disso é que hoje é muito simples e rápido consultar preços no mercado, já que as informações estão disponíveis na internet.

Aqui, vale a pena consultar diferentes companhias aéreas, caso opte por esse meio de transporte. Além disso, é essencial fazer uma pesquisa minuciosa sobre os locais de hospedagem, uma vez que a oferta desse tipo de serviço é alta.

Quanto à hospedagem, a orientação que passamos é que você seja estratégico nessa escolha. Por exemplo, se deseja fazer uma viagem mais turística, para conhecer o local, os monumentos ou aproveitar as belezas naturais, certamente passará mais tempo fora do hotel. Então, talvez seja mais vantajoso escolher instalações mais simples, já que não terá tanto tempo para aproveitar certos luxos e confortos do local.

Além disso, uma outra dica que damos é utilizar aplicativos de pesquisa de preços. Essas ferramentas já reúnem propostas de diferentes empresas em um único local, facilitando as buscas e sendo muito úteis para encontrar promoções, pacotes e condições vantajosas para viajar. Hoje existem diversas soluções desse tipo no mercado. Vale muito a pena pesquisar!

Leve em consideração alguns custos adicionais

Ao planejar uma viagem, é muito comum que as pessoas foquem apenas nos custos com hospedagem e transporte. Sabemos que esses itens representam a maior parte do orçamento, embora não sejam os únicos que precisam ser considerados.

Assim, é preciso que você coloque na ponta do lápis alguns gastos extras, como alimentação, translado (transporte do aeroporto para o hotel), taxas de serviços, guias, passeios e transporte no local. Como são muitos os itens que você precisa controlar, uma dica é elaborar uma planilha para ajudar nessa tarefa.

Além de facilitar a organização, a planilha é uma excelente ferramenta para conter gastos. Nela você pode inserir todos os custos anteriores à viagem, assim como aqueles que você terá durante.

Embora pareça que não, esses custos extras podem pesar no orçamento. Por isso, é preciso que você tenha controle sobre eles e, mais do que isso, saiba como diminui-los. Por exemplo, evite comer em locais muito turísticos, faça compras em um supermercado próximo, defina prioridades em passeios e experiências e evite gastar por impulso.

Planeje-se financeiramente

Agora você já sabe como planejar uma viagem e sabe também o que é mais importante considerar nesse momento. Por isso, é hora de partir para o seu planejamento financeiro. A partir dos pontos citados, já é possível de ter uma noção bastante confiável dos custos da sua viagem. Assim, basta se organizar para juntar ou conseguir esse valor.

Nesse sentido, é possível poupar uma quantia mensal, levando em conta um cronograma futuro para essa viagem. Além disso, você pode contar com a BV, pois temos o tipo de crédito certo para você! Nesse caso, é fundamental que você considere os custos dessa operação e, principalmente, o valor das parcelas que terá que arcar mensalmente.

Por fim, como vimos, fazer uma viagem dos sonhos não é algo tão distante quando se tem estratégia. Com planejamento e organização, é possível alcançar qualquer objetivo. Siga essas orientações e planeje a sua viagem sem comprometer todo o seu orçamento. Agora é com você!

Aproveite para ter acesso a outros conteúdos sobre planejamento financeiro e realização de sonhos. Siga a BV nas redes sociais e fique por dentro das nossas publicações. Estamos presentes no Facebook e Instagram!

Atendimento BV