7 coisas para fazer em casa e aproveitar o seu tempo durante a quarentena

O tempo está sobrando e você não sabe mais o que aprontar nessa quarentena? Nós temos a resposta! Confira a lista de coisas para fazer em casa e espantar o tédio!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Zapear os canais da televisão, rolar as páginas das redes sociais a todo momento, mudar da cama para o sofá: esses são apenas alguns dos hábitos que muitas pessoas adquiriram no período de quarentena. Ficar tempo demais em casa pode ser algo estressante, principalmente para quem tem um perfil mais agitado.

Mas sabia que existem algumas coisas para fazer em casa que podem movimentar os seus dias e torná-los produtivos? Para isso, não é preciso nem investir em equipamentos caros ou algo do tipo — muitas delas, inclusive, vão exigir o que você já tem por perto e sua criatividade de brinde.

Quer ver só? Confira a nossa lista com 7 coisas para fazer em casa durante a quarentena e escolha a sua preferida!

1. Aprender algo novo

Ao longo da vida, reunimos uma lista considerável de novos aprendizados que queremos conquistar — principalmente para serem aplicados na carreira. Aprender inglês ou outros idiomas, fazer o controle financeiro pessoal, tocar instrumentos, investir em cursos de especialização ou livre e assim por diante.

Muitas vezes, esses desejos só se acumulam por falta de espaço na agenda, ou seja, por causa da rotina corrida. Na quarentena, não há mais horas perdidas no trânsito e só aqui já se ganha bastante tempo para aprender algo novo. Que tal começar agora mesmo? Para isso, você pode até contar com a ajuda da internet. Os vídeos nas mídias sociais, como o YouTube, são boas fontes de pesquisa e certamente você encontrará o que precisa por lá.

2. Criar o hábito de leitura

A leitura é muito importante para a nossa vida e traz benefícios ao cérebro, como:

  • aprender fatos novos;
  • desenvolver o vocabulário, adicionando a ele novas palavras;
  • melhorar a capacidade de escrever de maneira mais clara;
  • adquirir um senso crítico.

Essas vantagens não são somente para as crianças, não! Os adultos têm muito a ganhar com a leitura, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Porém, a falta de tempo também é uma pedra no caminho desse hábito. No dia a dia, é muito mais fácil ler o que os amigos e familiares escrevem nas redes sociais, não é mesmo?

Por mais que já seja um bom começo, vá além! Siga portais de notícias nas redes sociais e abra os links em vez de ler a manchete somente. Dedique, pelo menos, 15 minutos do seu dia a esse hábito e verá em pouco tempo o quanto ele soma às suas conversas. Se tomar gosto, invista mais meia hora para a leitura de livros que sejam de seu interesse — pode ser autoajuda, um romance, poesias e assim por diante.

3. Começar um novo hobby

Na quarentena, muitas preocupações surgem: quando será que tudo isso vai acabar? O que o futuro nos espera? Como ficará a nossa vida financeira diante desse cenário? Para aliviar um pouco essas angústias, começar um novo hobby pode ser o que você precisa. Dessa forma, consegue mudar o foco dos seus pensamentos para algo bem produtivo e até rentável.

Isso mesmo! Se você quiser complementar a renda, pode adquirir alguns hobbies culinários, de costura, dar aulas pela internet, entre outros. As possibilidades são inúmeras! São coisas que você pode fazer em casa mesmo, com um investimento pequeno e uma possibilidade de lucro promissora — além, é claro, de alegrar outras pessoas que também passam por angústias como as suas.

4. Fazer exercícios em casa

Se você acha que não dá para fazer exercícios em casa porque faltam equipamentos, temos uma boa solução. Além das atividades que não precisam deles, como é o caso da ioga, ainda dá para substituir pesos por coisas que você tem: um saco de feijão ou uma garrafa cheia de água, por exemplo.

Existem muitos aplicativos gratuitos que ajudam nessa missão. Eles passam algumas séries de exercícios e você pode acompanhar seu progresso ao longo da semana. Os vídeos também são boas oportunidades de aprender alguns passos e atividades. Só não pegue pesado nos treinos para evitar lesões e fadigas nos músculos, combinado?

5. Investir na organização da casa

Fazer faxina já está entre as atividades comuns do dia a dia. Mas se o tempo estiver sobrando, por que não pegar algum canto específico da casa para organizar? Os primeiros finalistas certamente serão os armários e guarda-roupa, acertamos?

Durante essa organização, aproveite para separar roupas, calçados e acessórios que você não usa mais e faça uma doação para quem precisa. Aquelas peças que estão no fundo dos armários e você não vê há meses, mas sente um apego, considere se realmente são úteis para seu estilo. Tenha certeza de que elas farão a diferença na vida de outras pessoas.

Livre-se também de toda a papelada que não serve mais. Se as folhas não servirem para rascunho e você estiver com crianças em casa, uma boa dica é fazer papel reciclado. Você só vai precisar de alguns itens, como um liquidificador, e pode passar bons momentos em família — aproveitando para ensinar lições sobre uso consciente e preservação do meio ambiente.

6. Dançar

Está aí um passatempo perfeito para aliviar o estresse e não pensar em mais nada! Simplesmente colocar uma música alegre e dançar é uma atividade contagiante, divertida e, muitas vezes, relaxante. Para isso, basta selecionar aquelas canções de que mais gosta e garantir que o volume não será incômodo para ninguém da casa ou da vizinhança.

Novamente, os vídeos podem ajudar. Assim, você reproduz as coreografias e aprende novos passos de dança. Alguns jogos, como o Just Dance, são formas muito divertidas de praticar essa atividade junto com a criançada.

7. Descanse a mente

Está estranhando essa dica? Isso acontece porque o descanso muitas vezes é associado ao tédio e à monotonia, não é mesmo? Mas tenha sempre em mente que o período da quarentena pode exigir bastante de nós no quesito emocional.

A cada notícia vem uma preocupação diferente. Por isso, também precisamos dar uma folga ao nosso cérebro. Bombardeá-lo de informações não é o melhor caminho, já que essa prática gera ainda mais estresse.

Da mesma forma, evite aquela cobrança consigo mesmo. Se os seus amigos e famosos das redes sociais conseguem ser produtivos e você não, sem problemas! Lembre-se de que cada um tem seu ritmo. Inclusive, vale reforçar que esta lista tem a única intenção de ajudar — e não de colocar mais pressão, combinado?

Com esta lista de coisas para fazer em casa durante a quarentena, ficar no tédio não vai ser mais um problema! Aproveite esse tempo para investir em você e em sua família, prezar pelas boas conversas e falar para as pessoas que ama também fazerem alguma dessas atividades nos seus próprios lares. Leve esses hábitos também para quando esse cenário mudar e a rotina voltar ao normal. Os benefícios serão imensos!

Gostou do conteúdo e quer acompanhar outras publicações? Então, siga nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Atendimento BV