Cartão de crédito virtual: o que você precisa saber?

Você já ouviu falar no cartão de crédito virtual? Saiba como gerar o seu e entenda como ele funciona!

Categoria: Crédito

Categoria: Crédito

O cartão de crédito virtual é uma versão alterada do modelo físico. Ele foi criado pelas instituições financeiras para dar uma segurança extra aos clientes que fazem compras online. O modelo é muito prático de utilizar e já é oferecido pela BV.

Se você ainda é daquelas pessoas que evita comprar pela internet por medo de ter os seus dados roubados, este artigo pode ser muito útil. Veja como criar o seu cartão virtual e saiba quando utilizá-lo!

O que é o cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é, basicamente, uma segunda versão do cartão físico. Ele fica vinculado ao cadastro do cliente, mas cria uma numeração diferenciada para evitar problemas com as compras online.

Geralmente, o cartão virtual pode ser solicitado pelo aplicativo da instituição financeira. Você gera uma versão online única do cartão e troca o número de segurança cada vez que efetuar uma compra. Nesse caso, ele só pode ser utilizado durante um período específico, pois o código de segurança expira a cada acesso. Isto é, se você acessar o app Meu Cartão BV 2 ou 3 vezes em um dia para gerar o cartão virtual, o CVV será diferente em todas essas vezes.

O objetivo dessa versão é aumentar a segurança das compras pela internet e evitar que pessoas mal-intencionadas façam compras com o seu cartão.

A ideia de criar um cartão virtual único, trocando apenas o código de segurança, é facilitar a vida do usuário e também evitar a geração de variados números para uma pessoa.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

O cartão virtual fica vinculado à conta original do cliente. Sendo assim, o limite para compras é o mesmo para o cartão físico e o virtual.

O principal objetivo do cartão virtual é garantir a segurança do usuário nas compras online, evitando, assim, que cibercriminosos roubem as informações e gastem o seu dinheiro em compras ao redor do país. Sabe quando você tem receio de comprar uma blusa ou sapato pela internet? Então, o cartão virtual surgiu para acabar com esse medo dos clientes e facilitar as compras online.

Para ter acesso ao cartão de crédito virtual e poder usá-lo, é necessário já ter o seu crédito aprovado para um cartão físico. A BV exige a comprovação de uma renda mensal mínima de R$500,00, dados pessoais como número do CPF e da carteira de identidade, número de telefone, entre outros requisitos.

Para utilizar o cartão virtual, você precisa baixar o app da BV no seu smartphone. Afinal, a versão digital é gerada e visualizada dentro do app. Vale lembrar que esse cartão não pode ser utilizado para compras em lojas físicas, como supermercados, salões de beleza e farmácias. Porém, ele é aceito em milhares de estabelecimentos virtuais do país.

Como é feita a cobrança? Os valores gastos no cartão virtual são incluídos na fatura em aberto do cliente. Assim, as despesas do modelo físico e virtual são somadas e apresentadas em um mesmo boleto de cobrança.

Cartão virtual ou físico?

O número do cartão virtual é diferente do cartão físico. Portanto, para gerar um cartão virtual, é preciso, em primeiro lugar, ter um cartão físico aprovado pela BV.

Quais são as vantagens de utilizá-lo?

O cartão de crédito virtual apresenta muitas vantagens para os usuários. Entre as principais estão:

  • segurança em compras online;
  • facilidade de uso (é só visualizar os dados no app e comprar);
  • integração com a conta do cartão de crédito tradicional;
  • ausência de cobrança de taxa adicional para cada cartão virtual gerado.

O cartão da BV tem uma tarifa de anuidade mais barata, a partir de 3 parcelas de R$30,00. A empresa ainda tem uma rede de parceiros que oferecem descontos em compras realizadas com o cartão.

A BV também oferece um sistema de pontos para o cliente que utiliza o cartão de crédito. Eles podem ser trocados por produtos em lojas parceiras ou por milhas em companhias aéreas. Outra opção é utilizar os pontos acumulados para receber descontos no pagamento da fatura do cartão.

Quais cuidados devo ter com o uso do cartão de crédito?

Independentemente do modelo de cartão utilizado, você sempre precisa dar atenção à data de vencimento da fatura. Procure pagar sempre o valor total cobrado no boleto dentro do prazo determinado pela empresa.

Um grande erro de muitas pessoas é extrapolar nas compras e depois ficar sem dinheiro para pagar a fatura do cartão. Aí elas acabam parcelando a dívida e, com isso, pagam muitas taxas de juros. Com o tempo, isso vira uma verdadeira “bola de neve” e prejudica o seu orçamento familiar.

Portanto, é importante saber utilizar o cartão de crédito com sabedoria, tendo somente gastos que você consegue pagar no mês seguinte. Ele pode ser uma ferramenta muito útil para quem deseja parcelar as compras que não teriam desconto em pagamento à vista ou realizar sonhos. Logo, o principal fator na hora de optar pelo uso do cartão de crédito é ter um consumo consciente ao comprar apenas os itens necessários para evitar a geração de lixo em excesso, o acúmulo de roupas no armário e problemas financeiros no futuro.

Outra recomendação na hora de pagar a sua conta do cartão é prestar atenção aos dados do boleto. Procure sempre acessar o documento pelo aplicativo da BV, pois há muitos golpes de envio de faturas falsas pelo correio ou por e-mail. Então, dê uma atenção redobrada às suas faturas.

Enfim, há muitas vantagens em utilizar um cartão de crédito virtual. A principal delas é a segurança nas compras online, uma vez que você precisa trocar o código de segurança cada vez que efetuar uma nova compra online, o que dificulta a ação de cibercriminosos.

Gostou das informações que apresentamos e quer adquirir o seu cartão virtual? Conheça todas as modalidades de cartões disponíveis no site da BV e escolha a que melhor se encaixa no seu perfil.

Atendimento BV