Carros para família: como escolher o modelo ideal

Chega um momento em que o número de pessoas na sua casa começa a aumentar e você passa a olhar os muitos modelos de carros para família.

Categoria: Financiamento de Veículos

Com tantas opções disponíveis, como fazer a escolha certa?

O primeiro ponto é compreender que cada família tem um estilo de vida diferente e, por isso, precisa de um carro específico para as suas necessidades. Depois disso, fica mais fácil escolher o carro certo para você. Basta ter atenção a alguns pontos específicos e optar pelo melhor modelo.

Quer saber quais pontos são esses? Então, siga a leitura!

O que considerar ao escolher um carro para a sua família?

Se você já fez alguma pesquisa básica sobre carros para família, deve ter encontrado muitos modelos diferentes. Mas como encontrar o ideal entre tantas opções? Confira a seguir os 6 pontos de comparação para saber qual carro é perfeito para você e a sua família!

1. Tamanho

Quando falamos de carros para família, precisamos ter atenção ao tamanho do automóvel, não só em relação a lugares, mas também sobre o espaço disponível para cada pessoa.

Por exemplo, um carro que tenha 2,65m de entre-eixos (ou seja, a distância entre as rodas dianteiras e traseiras) terá 1,325m de espaço para o motorista e a mesma quantidade para os passageiros do banco traseiro.

Já um carro com 3,75m de entre-eixos e 7 lugares (duas filas de 3 lugares mais o passageiro ao lado do motorista) pode levar mais gente, mas cada pessoa terá menos espaço para as suas pernas (média de 1,25m para cada).

Ou seja: o primeiro carro leva menos gente, mas as pessoas têm mais espaço, sendo ideal para quem tem filhos adolescentes ou jovens. Sendo assim, é importante ter em mente a relação entre o tamanho e o número de lugares dentro do carro.

2. Consumo

O brasileiro compromete, em média, cerca de 4,62% do seu ganho diário com combustível, segundo a Bloomberg. Isso significa que o consumo do seu carro é essencial para a sua saúde financeira.

Por isso, quando for escolher um carro para família, leve em consideração a sua eficiência energética e opte pelo modelo que fizer mais quilômetros por litro. Assim, você gastará menos quando for para o trabalho ou ao levar as crianças à escola, ao curso, ao shopping e tantas outras saídas.

3. Índice de Manutenção Veicular

Além do custo com o combustível, que vimos no item anterior, existe outra despesa que você deve ter em mente quando for escolher um carro para a sua família: o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Esse índice classifica os carros pelo seu custo de manutenção numa escala de 10 a 60, sendo 10 o mais barato e 60 o mais caro.

Quando for avaliar o custo financeiro de cada carro, leve o IMV em consideração. Em muitos casos, um carro com investimento inicial maior pode ter uma despesa de manutenção menor no longo prazo.

4. Conforto e segurança

Um dos mais importantes aspectos a considerar em relação aos carros para família é a segurança e o conforto das pessoas. Escolha um modelo que não se limite aos itens de série de segurança obrigatórios, mas que tenha opcionais úteis, como o sistema de controle de estabilidade, freios ABS e airbags laterais.

Além disso, tenha em mente o conforto da sua família dentro do carro, tendo atenção ao espaço para pernas (que já foi mencionado neste post), acabamento dos bancos e ar-condicionado.

5. Outros itens de série

O estilo de vida da família e o uso do carro vão determinar quais outros itens de série você deverá priorizar na sua escolha. Por exemplo, se você e a sua família gostam de viajar bastante de carro, indo de um estado para outro, é importante focar em TV, rádio e pontos para carregar celulares e tablets.

Já para o uso constante dentro da cidade, pode ser útil um carro que tenha uma central de multimídia com GPS. Se você morar em um apartamento com garagem estreita, pode se beneficiar de um sistema de estacionamento automático.

Os itens essenciais para o seu carro ideal dependerão do uso que você e a sua família darão para ele. Portanto, pense bem no que é importante para facilitar a sua vida antes de fazer a sua escolha.

6. Potência do motor

Normalmente, a potência do motor é um dos aspectos mais valorizados de um carro, mas ela fica em segundo plano no caso de um automóvel para a família.

É claro que o motor precisa ser potente o suficiente para encarar todos os tipos de situação (desde as ladeiras da cidade até as estradas de terra de uma viagem ao interior), mas ele não precisa bater recordes de velocidade e aceleração. Um carro com potência de 110 ou 120 cavalos já é o suficiente.

Quais são os melhores tipos de carros para família no mercado?

Existem muitos segmentos de carros no mercado: compactos, utilitários, esportivos, picapes, off-road, mas nem todos são adequados para uma família em crescimento. Por exemplo, os compactos e subcompactos são mais baratos, mas não contam com os itens de série, a potência ou o espaço necessário para uma família com 2 filhos.

Pensando em ajudar a filtrar as muitas opções no mercado, listamos os melhores tipos de carros para família existentes. Veja a seguir!

Sedãs

O sedã é a escolha mais popular para famílias, pois oferece uma versatilidade interessante de opções. Pela sua configuração, o sedã entrega mais espaço interno, um porta-malas maior, motor com potência acima dos 100 cavalos e um leque de opções no mercado mais amplo. Além disso, são os carros para família com menor investimento inicial em média, além de menor IMV.

Minivans

As minivans são carros que se caracterizam por serem maiores que o padrão do mercado e com mais lugares, normalmente levando de 5 a 9 pessoas, dependendo da configuração dos lugares. Elas são indicadas para famílias numerosas (mais de 5 pessoas) pois levam mais pessoas, têm um aproveitamento melhor do espaço interno e bom consumo de combustível.

SUVs

Os utilitários (também chamados de SUVs) são os carros para quem busca mais potência, conforto e segurança. São caracterizados pela carroceria alta e robusta, além de terem mais itens de segurança, bagageiro maior e motor mais potente.

Elétricos

Uma tendência atual e do futuro são os carros elétricos. Normalmente utilitários (mas também com versões esportivas), os elétricos se destacam pela economia de combustível. Em contrapartida, ainda há uma rede pequena de postos de abastecimento no Brasil, o que limita as viagens de longa distância.

Assim, chegamos à conclusão que cada tipo de carro é mais indicado para uma família diferente. Quem precisa transportar muita gente, por exemplo, tem as minivans como principal opção. Já quem prefere um carro mais robusto, seguro, potente e confortável, escolherá uma SUV. Os sedãs são as opções mais versáteis e baratas, enquanto os elétricos são econômicos, mas com pouca estrutura no momento.

Agora que você já sabe como escolher carros para família, é só colocar em prática o que aprendeu e selecionar alguns modelos para o test drive antes de fechar negócio.

Aproveite que está por aqui e curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram. Assim você pode acompanhar os conteúdos que postamos por lá e interagir com outros seguidores!

Atendimento BV