Quais são os carros mais econômicos para se comprar?

É economia que você busca na hora de comprar um carro? Então certamente vai gostar da lista de carros econômicos que preparamos para você. Confira!

Categoria: Financiamento de Veículos

Se você está pensando em comprar ou trocar de carro e prioriza economia, é muito importante ter em mente que, além do preço do veículo, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de avaliar a questão da economia, como o valor do seguro, a manutenção, o financiamento do carro e o combustível.

De forma geral, os carros econômicos conseguem aliar bons custos em todos os pontos citados. Ou seja, são aqueles modelos mais populares, que apresentam uma boa relação custo-benefício, têm manutenção barata e valor de seguro que seja compatível com o seu preço. Porém, a pergunta que fica é: que modelos são esses, afinal?

A seguir, listamos os carros mais econômicos para se comprar atualmente. Confira a lista e descubra qual deles é a melhor opção para você!

Fiat Uno

Apesar de não ser mais fabricado por aqui, ainda é possível encontrar facilmente o Fiat Uno no mercado de seminovos e usados, já que ele foi um grande sucesso de vendas. E uma das razões desse sucesso todo está na sua economia.

O Fiat Uno sempre foi sinônimo de carro econômico, isso em todos os aspectos. O modelo foi desenvolvido justamente para oferecer um excelente custo-benefício, durabilidade, manutenção barata e baixo consumo de combustível. Por isso, muitas empresas utilizavam — e ainda utilizam — o modelo em suas frotas.

Apesar dessas vantagens, o Uno é um carro bem simples e não conta com muitos equipamentos tecnológicos ou de conforto. Já fique sabendo!

Renault Kwid

Um modelo que nasceu com a proposta de ser econômico foi o Renault Kwid. Recentemente lançado no Brasil, em 2017, o Kwid é uma excelente opção de carro para quem busca praticidade e economia a um preço bastante acessível.

Equipado com um motor 1.0, de até 70 cavalos de potência, o Kwid consegue entregar um bom desempenho, especialmente para o uso urbano. Além disso, o modelo é bastante econômico, apresentando um consumo médio de 10,8 km/l com gasolina e 10,3 km/l no etanol, isso rodando em cidade.

Hyundai HB20

Lançado no Brasil ainda em 2013, o HB20 já passou por algumas atualizações ao longo dos anos, mas permanece como uma excelente opção de compra para quem busca um veículo bem equipado, moderno e que entrega um bom custo-benefício, de forma geral.

Apesar de ter um valor acima do Uno ou do Kwid, o Hyundai HB20 é um carro econômico, pois equilibra muito bem atributos como economia, conforto e desempenho. Assim, quem opta por esse modelo, certamente dirige um carro bastante versátil, que atende às mais diferentes necessidades.

O HB20, mesmo em suas versões mais antigas, é oferecido com motores 1.0 e 1.6, com transmissão manual ou automática. Assim, fica a critério do comprador escolher a versão que seja mais vantajosa para o uso.

Ford Focus

O Ford Focus é outro modelo que deixou de ser fabricado no Brasil recentemente, sendo encontrado apenas no mercado de seminovos ou usados. De todo modo, por ser um excelente carro, também merece ser citado nesta lista.

É importante lembrar que o Focus não pode ser considerado um carro popular, como os outros que citamos até agora. Na verdade, esse modelo está em uma categoria acima, oferecendo alguns luxos e confortos que os carros mais simples não entregam.

Apesar disso, o Focus é um carro bastante econômico, especialmente se considerarmos a compra de um seminovo. Em geral, ele entrega muito conforto e segurança, além de uma motorização mais potente (1.6 ou 2.0), sendo uma boa pedida para quem busca economia, mas não abre mão de um certo conforto e tecnologia.

Volkswagen Up

Outro modelo que não poderia ficar de fora da lista de carros mais econômicos para se comprar é o Volkswagen Up. O Up faz parte da família dos carros compactos populares, sendo um dos mais vendidos da categoria no Brasil.

De forma geral, o Up é o carro ideal para o uso urbano, pois apresenta um baixo consumo de combustível e é bastante prático para o dia a dia na cidade, por ser um modelo compacto.

Apesar disso, ele não deixa a desejar no uso em rodovias, principalmente quando equipado com motor 1.0 turbo, que entrega um excelente desempenho.

Renault Sandero Stepway

Como zero-quilômetro, o Sandero Stepway tem um preço um pouco salgado, mas como seminovo é possível encontrá-lo facilmente por aí — e com um valor muito mais convidativo. Por essa e outras razões, ele também merece ser colocado como um dos carros mais econômicos para se comprar.

O Stepway tem como grande diferencial ser um carro mais robusto, alto e com um visual aventureiro, atendendo bem as necessidades de quem circula na cidade, mas que, vez ou outra, enfrenta trechos sem pavimentação.

Por ter um valor de revenda mais baixo e uma mecânica bastante confiável, especialmente na versão com câmbio manual, o Sandero certamente não vai consumir o seu dinheiro com manutenções frequentes, seguro caro e consumo elevado. Então, é uma excelente opção de compra para quem preza por economia.

Chevrolet Onix

Não é possível fazer uma lista de carros econômicos sem citar o Chevrolet Onix. O modelo é líder de vendas no Brasil há anos, e as razões para isso são diversas. O modelo sempre ofereceu um excelente custo-benefício, entregando um baixo consumo de combustível, mecânica confiável e bom desempenho — tanto com motor 1.0 quanto com o 1.4.

Além disso, o Onix entrega alguns itens de conforto e tecnologia desde as versões mais básicas, como ar-condicionado e direção hidráulica — o que é um diferencial interessante entre os carros mais populares.

Recentemente, o Onix foi atualizado, se tornando um carro ainda mais atraente — especialmente para quem gosta de tecnologia. Porém, esses avanços fizeram com que o seu preço se elevasse. No entanto, como seminovo, em versões antigas, o Onix ainda é uma excelente opção de carro econômico.

Por fim, se você é uma pessoa com bons hábitos financeiros e não quer desperdiçar o seu dinheiro comprando um carro "gastão", existem boas opções de carros econômicos no mercado. Para não errar na hora de decidir e se arrepender depois, a dica é pesquisar bastante antes de fechar negócio e, principalmente, considerar todos os custos envolvidos na compra de um carro — como manutenção, combustível, financiamento etc.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam alguns dos carros mais econômicos do mercado!

Atendimento BV