O que é e como funciona o carro reserva no seguro auto? Entenda aqui

O carro reserva é parte importante do contrato de quem opta pelo seguro auto. Assim, o cliente preserva atividades de forma confortável.

Categoria: Financiamento de Veículos

O carro reserva é uma boa opção para quem depende do automóvel no dia a dia e conta com um seguro auto pensado de maneira personalizada. De fato, quando surge um imprevisto, abrir mão do conforto e da segurança no deslocamento se transforma em uma tarefa muito complicada que causa uma série de transtornos.

O melhor caminho é pensar em todas as situações possíveis ao fazer a contratação desse tipo de serviço para que os detalhes da apólice cumpram com suas expectativas. Como resultado, fica muito mais simples acelerar os procedimentos sem passar por muitos processos burocráticos. Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona o carro reserva no seguro auto e como acioná-lo quando necessário.

O que é o carro reserva no seguro auto?

Ao contratar uma opção entre os seguros de automóvel, você precisa ter atenção especial à possibilidade do carro reserva. Na prática, se trata de um veículo geralmente alugado pela seguradora, que faz o empréstimo ao segurado. O objetivo, aqui, é prestar uma assistência ao cliente para que ele não fique sem se deslocar enquanto o carro passa por reparos ou resolve algum outro tipo de problema relacionado.

Grande parte das empresas oferece esse benefício como um adicional ao plano contratado. No entanto, em alguns casos, torna-se necessário pagar um valor extra para ter acesso ao carro reserva no seguro auto. Mesmo sendo um serviço relativamente comum, ele traz uma série de dúvidas ao usuário, pois nem sempre é discutido no momento de assinar o contrato.

Dessa forma, ao procurar pelo seguro auto que mais se encaixe em suas necessidades, o usuário precisa selecionar essa opção para garantir sua autonomia na rotina em caso de sinistro. A grande vantagem está em ter o conforto de substituir o veículo sem arcar com despesas adicionais, como transportes por aplicativos ou outras alternativas.

Por quanto tempo tem-se direito ao carro reserva?

O procedimento padrão é que o carro reserva fique com o segurado durante sete dias. No entanto, cada situação tem características muito particulares, conforme a situação que causou a ausência do veículo do segurado. Tudo depende, na verdade, do que está estipulado no seguro contratado inicialmente.

Cada seguradora pode tomar decisões diferentes com foco em suprir as necessidades de seus clientes e os cuidados com o carro. Nos casos em que as seguradoras atuam com mais flexibilidade quanto ao carro reserva, esses padrões são alterados e se estendem por mais duas semanas e até mesmo um mês. O mais importante é sempre se certificar de que não surgirão cobranças adicionais pelo tempo com o veículo.

Em quais situações o segurado tem direito ao carro reserva?

De acordo com as regras das seguradoras, o carro reserva pode ser disponibilizado em caso de perda total, parcial ou roubo do veículo assegurado. Em resumo, se trata de todos os tipos de sinistros que são cobertos pela apólice do serviço contratado.

Da mesma forma que o tempo com o carro reserva varia, as coberturas também têm mudanças de acordo com os contratos e devem ser discutidas caso a caso. Em uma situação como essa, o mais importante é que o usuário conheça a necessidade de fazer as simulações no momento da contratação para evitar surpresas desagradáveis.

Perda parcial do veículo

A perda parcial do veículo acontece quando os danos identificados representam até 75% do valor. Assim, o patrimônio do segurado é levado para uma oficina para que os reparos sejam realizados, conforme o acordo em contrato. O carro reserva será disponibilizado durante o período, caso esteja assinalado na apólice, e o cliente precisa fazer o pagamento da franquia do seguro.

Perda integral do veículo

A perda integral é quando os danos ultrapassam os 75% de valor do veículo. O procedimento, em uma situação como essa, é que a posse do automóvel seja repassada à seguradora responsável. A partir disso, o usuário recebe um valor integral para a compra de um novo veículo. Aqui, não é cobrada a franquia do seguro. O carro reserva também terá o prazo que estiver estipulado na apólice.

Quais são os tipos de carro reserva?

Uma questão muito comum entre os segurados que precisam pegar o carro reserva é saber com antecedência quais são os tipos de veículos disponibilizados. Claro que cada situação temsuas particularidades, mas o mais comum é que as seguradoras ofereçam um veículo básico para suprir a falta do automóvel oficial do cliente.

Normalmente, eles não têm direção hidráulica ou ar-condicionado, por exemplo. Quando existe a necessidade de contar com uma opção mais completa, o cliente pode negociar com a seguradora. Porém, quando existe essa alternativa, o valor cobrado na contratação de cobertura adicional é geralmente um pouco mais alto.

Como usar o carro reserva?

O receio de quem passa por uma situação em que o carro fica indisponível é precisar encarar um processo burocrático pelo carro reserva. O procedimento começa com o contato com a seguradora em que o sinistro é comunicado. Em seguida, todas as informações de onde retirar o veículo e o prazo de uso serão repassadas.

O mais comum é que a empresa oriente o cliente a buscar o carro reserva em uma locadora. Vale lembrar que têm regras particulares sobre o uso do automóvel, e a negociação também se baseia no que está descrito no contrato.

Na maioria das vezes, é exigida a carteira de habilitação e que o condutor tenha mais de 21 anos. Antes de entrar em contato com a locadora, se mostra muito interessante questionar a seguradora sobre as regras do contrato para aproveitar todos os benefícios do serviço.

Quais os benefícios de comprar um veículo?

Além de realizar um sonho, comprar um veículo representa uma mudança no estilo de vida por conta da praticidade de se deslocar com autonomia. A economia de tempo ao se tornar um motorista é muito significativa e possibilita mais conforto a você e a sua família.

Sem contar a possibilidade de aproveitar passeios, conhecer outras cidades e usar o veículo como uma maneira de passar mais tempo em família por chegar mais rápido em casa. Essa liberdade para ir e vir quando quiser é realmente um dos fatores que faz toda a diferença para quem tem dúvidas sobre esse tipo de aquisição.

Outro ponto que merece destaque é a segurança de contar com um veículo tanto em momentos de emergência quanto no deslocamento no dia a dia. Quando acontece algum imprevisto com sua família, quanto mais rápido chegar o socorro, mais fácil será solucionar o problema. Dessa forma, existe a tranquilidade de saber que todos estão amparados em situações fora do comum.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o carro reserva e todas as vantagens de contar com um bom seguro auto. O grande diferencial está em decidir a compra de um veículo ao avaliar a situação como um todo e isso envolve não só segurança, mas também as facilidades do processo.

Com isso, o banco BV se mostra um importante aliado por oferecer opções que se encaixam em suas necessidades e condições especiais de pagamento. Trata-se de um verdadeiro parceiro ajuda a tomar boas decisões em um financiamento com opções de renegociações, prazos flexíveis, financiamento de veículos novos ou usados e parcelas mensais fixas.

Gostou das informações deste artigo? Então, compartilhe estas informações agora mesmo nas suas redes sociais.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.