Carro para motoristas de aplicativo: dicas para escolher o seu!

Preço e consumo de combustível são pontos que você deve avaliar ao escolher um carro para motoristas de aplicativo. Saiba mais!

Categoria: Financiamento de Veículos

Trabalhar como motorista parceiro de aplicativos de transporte como Uber e 99 é opção interessante para quem busca uma renda extra ou, até mesmo, uma atividade em tempo integral.

Um ponto importante se você quer prosperar na área e ter sucesso na função é saber como escolher o melhor carro para motoristas de aplicativo. Dessa forma, você garante que comprará um modelo que pode pagar e que permita executar sua função da melhor forma possível.

Entre os fatores que você deve considerar na hora de buscar o modelo para transportar passageiros estão o preço, a economia de combustível e os custos do seguro. Se você está na dúvida de como escolher carro para motoristas de aplicativo, confira nossas dicas.

Preço do automóvel

Um dos pontos mais importantes ao escolher o melhor carro para motoristas de aplicativo é o preço. Afinal, por mais que o veículo seja seu instrumento de trabalho, sua compra não pode desequilibrar suas finanças e estourar o cartão de crédito. O ideal é buscar modelos que tenham um bom custo-benefício.

No mercado você encontrará diversas opções, de diferentes marcas, modelos e estado de conservação. O ideal, é você verificar os critérios dos aplicativos para aceitarem um veículo, e então, buscar aquele que melhor se encaixa.

É importante destacar os veículos com amplo espaço interno, o que é essencial para quem transporta passageiros no dia a dia. Assim, como os modelos com um porta-malas grande e com alerta de cinto de segurança - que é útil para quando o passageiro esquece de colocar o acessório.

Para encontrar o carro certo, você pode procurar nas lojas da sua cidade ou procurar no conforto de casa via classificados online, como o Meu Carro Novo.

Economia de combustível

Considerar o preço do carro é importante, mas não suficiente. Quem trabalha como motorista de aplicativo deve pensar também no consumo de combustível do carro ao escolher o seu modelo. Afinal, a ideia é que você rode bastante com o veículo na sua rotina.

Mas afinal, como saber se o carro não gasta muito combustível? O ideal é você buscar as informações sobre o veículo com o fabricante, vendedor ou na internet.

Um carro com um motor 1.0 consome menos gasolina, mas se você vai trabalhar em uma região com muitas ruas inclinadas e terá que passar por muitas subidas e descidas, o ideal é que o seu veículo tenha um motor mais potente, como nos modelos 1.6, 1.8 ou até mesmo 2.0.

Além de preferir um modelo que tenha menor consumo energético, coloque em prática algumas dicas para economizar combustível como:

  • mantenha seus pneus calibrados;
  • fique de olho no peso do carro (quanto mais pesado, mais esforço no motor);
  • faça manutenção preventiva regularmente;
  • tenha atenção ao uso do acelerador.

Custos de seguro

Para acertar na escolha do carro para usar como motorista de aplicativo, considere também os custos de seguro. Esse é um investimento importante para você trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seu bem está protegido.

O primeiro passo nesse sentido é fazer uma pesquisa em plataformas online de seguros para comparar preços de diferentes modelos em seguradoras diversas. Em geral, os carros que custam menos têm um seguro mais em conta, mas isso não é regra. As seguradoras consideram também o índice de roubo do modelo. Por isso, é importante pesquisar.

Há outros fatores, além do modelo do carro, que podem influenciar o valor do seguro auto. Entre eles, o local em que você mora, onde você estaciona o seu carro, histórico de sinistros e seu perfil de motorista.

O fato de o carro ser usado para transporte de passageiros por aplicativo deve ser informado para seguradora, pois também é um fator que interfere no valor do seguro.

Valores de manutenção

Quando o assunto é locação ou aquisição de automóveis para trabalhar como motorista de aplicativo, é preciso considerar, ainda, os valores de manutenção. Quanto mais novo o carro, em geral, menor é a quantia que você gastará para mantê-lo em dia.

Além disso, há outros benefícios como garantia de fábrica, chance de oferecer mais conforto para os passageiros e não ter que se preocupar com revisões por um tempo. Por isso, coloque no papel os custos para saber se vale mais a pena investir em um carro zero ou em um seminovo para trabalhar como motorista de aplicativo.

Valores de manutenção não são apenas aqueles que você tem quando o carro quebra. Há, ainda, o investimento que deve ser feito em manutenção preventiva exatamente para evitar que você seja pego desprevenido por um problema que poderia ter sido evitado.

O valor da assepsia em automóveis também deve ser considerado. Afinal, é essencial manter o carro limpo para atender melhor os clientes.

Na hora de escolher seu carro pense, também, se o modelo desejado tem peças que são fáceis de encontrar. Uma dica é sempre consultar pessoas que têm o carro para saber sua opinião sobre o veículo de forma geral.

Espaço e conforto

Outro fator importante ao decidir qual carro será usado no seu trabalho como motorista de aplicativo é o espaço e o nível de conforto do modelo. O ideal é buscar uma opção que ofereça um espaço interno de qualidade e um porta-malas com boa capacidade.

Bancos confortáveis, ar-condicionado e um bom sistema de som também são pontos que fazem a diferença na hora de escolher o seu veículo, além do apoio de braço e porta-objetos, que são acessórios que tornam as viagens mais confortáveis.

Escolher um bom carro para motoristas de aplicativo é passo importante para ter sucesso na atividade. E não se esqueça: além das nossas dicas, confira as especificações da plataforma que você deseja trabalhar, como restrições em relação ao ano do modelo, tamanho e cor. Dessa forma, você garante que o modelo escolhido compense para você e esteja dentro dos requisitos exigidos.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para descobrir quais são as 5 principais dúvidas que possam surgir na hora que você for financiar o seu veículo, clicando aqui!

Atendimento BV