Conheça os benefícios do carro elétrico

O carro elétrico traz uma série de benefícios, como ser menos poluente, mais silencioso e também ter um consumo de energia mais eficiente. Além disso, seus custos de abastecimento são menores, assim como a manutenção e eventuais consertos.

Categoria: Financiamento de Veículos

É verdade que eles ainda custam mais caro na hora de comprar, porém, ao longo do tempo, a redução dos gastos em combustível e até mesmo em IPVA pode fazer o investimento valer a pena.

Neste artigo, vamos explicar brevemente como um carro elétrico funciona. Na sequência, abordaremos os benefícios desse modelo para todos os envolvidos: o motorista, a sociedade e o meio ambiente.

Quer saber mais a respeito? Pise fundo e continue a leitura!

O funcionamento do carro elétrico

Para resumir bem a história, diferentemente dos carros comuns, os motores dos carros elétricos são, em geral, alimentados por energia elétrica. Enquanto os modelos tradicionais dependem de combustíveis fósseis para funcionar, os elétricos operam a partir de baterias recarregáveis, que fornecem a energia para colocar o automóvel em movimento, assim como acionar os demais recursos, como vidros elétricos, ar-condicionado, faróis, entre outros.

Aqui, é importante ressaltar que também existem os carros híbridos, que são uma espécie de meio termo entre os dois modelos. Embora os seus motores operem a partir de baterias carregadas com energia elétrica, eles necessitam da combustão para dar a partida no motor. Alguns carros híbridos funcionam de forma inversa: eles usam a energia elétrica para dar a partida em um motor comum, abastecido com combustíveis fósseis, como a gasolina.

O papel do hidrogênio

Um dos modelos de carro elétrico em estudo no mercado é o veículo baseado na alimentação por hidrogênio. Considerado o mais sustentável e benéfico ao meio ambiente, o carro funciona com base na reação química do hidrogênio, que coloca o veículo em movimento. Assim, não são necessárias baterias tão potentes, que façam todo o trabalho de abastecimento de energia do carro.

Os benefícios do carro elétrico

Cada vez mais, o carro elétrico conta com defensores tanto na indústria automobilística quanto entre os próprios consumidores. A seguir, vamos detalhar os benefícios desse modelo de carro.

Menos poluente

O principal argumento em favor do carro elétrico é o fato de esse modelo ser menos poluente. Na comparação com os modelos tradicionais, a geração de CO₂ é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo. Isso ocorre por duas razões:

  • a primeira é que a maior parte da produção de gás carbônico ocorre durante a fabricação do carro, limitando a área de abrangência da poluição;
  • a segunda é que, enquanto o veículo é utilizado, ele compensa a maior produção de CO₂ durante a fabricação, já que o carro não produz fumaça, ao contrário dos automóveis comuns.

Mais silencioso

Quando se fala em poluição sonora, o carro elétrico também leva vantagem sobre o seu concorrente tradicional. Os motores movidos a gasolina e outros combustíveis fósseis são mais barulhentos, causando um impacto muito maior nas cidades.

Os motores elétricos são tão silenciosos que a União Europeia criou uma lei que obriga as montadoras a inserirem um ruído artificial nos seus carros. Esse barulho deve surgir, especialmente, quando o carro está se movendo em baixas velocidades — enquanto são feitas manobras para estacionar, por exemplo — evitando que deficientes visuais sofram acidentes.

Mais eficientes

Dirigir em um engarrafamento é muito mais econômico em um carro elétrico. Isso porque o motor consome energia de forma mais eficiente nos momentos de aceleração e desaceleração. Um motor movido a combustíveis fósseis consome altas doses no "anda e para" frequente em situações de tráfego intenso.

A eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia — enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é menor para se fazer o mesmo esforço.

Menor custo de abastecimento

A energia elétrica, em geral, é mais barata que os combustíveis fósseis. Dessa forma, o custo para abastecer um carro elétrico é potencialmente menor do que os valores dispendidos para manter um veículo tradicional rodando.

É verdade que a autonomia do carro elétrico ainda pode melhorar bastante, para que não precise ser recarregado tão frequentemente. Porém, avanços já são percebidos no mercado. Pense sobre quantas vezes era preciso recarregar o seu smartphone há alguns anos e o tempo em que ele permanece em operação atualmente.

Da mesma forma que a autonomia das baterias de celulares vêm aumentando, com o avanço da tecnologia, isso também vem ocorrendo com os carros elétricos. Nos modelos que funcionam à base de hidrogênio, sobre os quais comentamos anteriormente, a autonomia já é maior, chegando a 350km sem abastecer em testes realizados no mercado.

Outro fator importante é que, além de o custo ser menor para abastecer, são eliminadas outras despesas como troca de óleo, por exemplo. Os motores elétricos não demandam o uso desse tipo de produto. Todas essas mudanças somadas reduzem em aproximadamente 50% o custo de um carro por quilômetro rodado.

Menor custo tributário

Além da redução no uso de combustíveis, o carro elétrico também tem um custo menor na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Há programas neste sentido em alguns estados brasileiros, que incentivam e estimulam tanto a indústria quanto os consumidores.

Menor custo de manutenção

Outra grande vantagem do carro elétrico é o menor custo de manutenção. Como o motor é bem mais simples do que o de um veículo tradicional, é muito mais difícil que um problema ocorra.

Estudos indicam que os custos de manutenção de um carro elétrico são 20% menores do que um tradicional. Em caso de necessidade de conserto, os valores são, em média, 15% mais baixos. Essa é uma informação importante e deve ser considerada por quem está pensando em financiar um carro.

Neste artigo, procuramos abordar a forma de funcionamento do carro elétrico, além dos principais benefícios dessa novidade que cada vez mais ganha espaço no mercado. Afinal, esses modelos atendem à necessidade humana de se locomover em grandes distâncias com agilidade e rapidez. E isso tudo utilizando os recursos naturais com consciência, levando em consideração a sustentabilidade ambiental.

Esperamos que tenham gostado! Para continuar acompanhando as nossas novidades, siga a nossa página nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

Atendimento BV