Veja os benefícios de dar o carro como entrada ao comprar um novo

Está pensando em adquirir um automóvel novo, mas não tem certeza se dar o seu carro de entrada é uma boa opção? Este artigo tem as informações que você precisa para tirar a melhor conclusão. Acompanhe!

Categoria: Financiamento de Veículos

Embora seja um momento bastante aguardado pela maior parte das pessoas, a compra de um carro novo também traz consigo alguns dilemas. Por se tratar de um bem de alto valor financeiro, é comum surgirem dúvidas e medos na hora de decidir sobre a melhor maneira de realizar esse sonho.

São inúmeras as variáveis que precisam ser avaliadas, assim como as diferentes modalidades de aquisição. Além disso, o perfil financeiro de quem compra também interfere diretamente nas decisões. Portanto, é muito importante agir com cautela, a fim de que a aquisição seja feita da melhor forma possível.

Nesse contexto, um ponto que costuma gerar dúvida no comprador é sobre a utilização do carro antigo como entrada. Será que essa prática é recomendada? Será que vale mesmo a pena? É isso que vamos ajudar você a descobrir. Continue a leitura e saiba mais!

O que é dar o carro de entrada?

Indo direto ao ponto, dar o carro de entrada nada mais é do que utilizar o seu veículo antigo como parte do pagamento na compra do carro novo. Assim, em vez de você usar o dinheiro que tem guardado ou financiar o valor total do bem que está sendo adquirido, utiliza o seu carro antigo como entrada, abatendo o valor oferecido nele do total a ser pago. Simples assim!

Esse tipo de prática é muito comum atualmente, seja na compra de um carro novo ou usado. No entanto, ela é ainda mais frequente quando a compra é feita em concessionárias e agências especializadas. A ideia é facilitar a aquisição do veículo novo, reduzindo os custos da transação, o valor a ser financiado e, também, o esforço do consumidor, que não precisará se preocupar em procurar um comprador para o seu antigo carro, por exemplo.

Como isso funciona na prática?

Dar o carro antigo como entrada na compra de um novo é um processo relativamente simples. A exemplo, se você tem um veículo que vale R$30.000,00 e deseja adquirir um novo, cujo valor é R$60.000,00, pode utilizar o seu carro antigo como entrada, abatendo 50% do valor total do carro novo.

Na prática, existem alguns procedimentos que precisam ser realizados para que seja possível dar um veículo como entrada na compra de outro. Inicialmente, é necessário que o seu carro antigo passe por uma avaliação técnica, cujo objetivo é analisar o seu estado de conservação e, principalmente, avaliar qual é o seu valor atual de mercado.

Se tudo correr bem e o seu carro estiver em bom estado, a transação ocorrerá sem grandes complicações, bastando apenas que seja feita a transferência de propriedade do bem.

Quais são as vantagens dessa prática?

Dar o carro de entrada em uma negociação, sem dúvida, agrega uma série de vantagens para quem sonha em comprar o carro ideal. Para provar isso, a seguir destacamos os principais pontos positivos dessa prática. Confira!

Redução do valor total a ser pago

O principal ponto a ser destacado em relação à utilização do carro antigo como entrada na compra de um novo está na redução do valor total a ser pago. A lógica, nesse sentido, é bastante simples: quanto maior for o valor pago no seu antigo carro, menor será a quantia que você deverá arcar em relação ao veículo novo.

Dessa forma, fica muito mais fácil adquirir um carro mais novo e de maior valor, já que será necessário desembolsar uma quantia menor. Além disso, nos casos em que o valor restante será financiado, as parcelas serão menores, assim como os juros cobrados — o que certamente são grandes atrativos.

Facilidade em vender o antigo carro

Outra vantagem de se oferecer o carro como entrada é que se torna desnecessário vender o seu carro antigo. Como se sabe, o processo de venda pode ser bastante demorado, além de necessitar de um certo esforço para se encontrar um comprador e para que a negociação ocorra de forma tranquila com terceiros — e nem todo mundo está disposto a passar por isso.

Por outro lado, quando se dá o carro antigo como entrada, você fica livre da tarefa de vendê-lo. Na prática, por exemplo, a concessionária acaba comprando o seu veículo antigo, mas com a vantagem de que o processo é muito mais simples e ágil, sendo realizado em um só lugar.

Agilidade na conclusão da compra

Ao dar o seu carro de entrada na compra de um novo, um dos principais benefícios experimentados é a agilidade na conclusão do processo de compra. Como você não terá que vender o carro antigo por conta própria e nem terá que aguardar todo o trâmite, a negociação poderá ser finalizada em um tempo muito mais curto.

Assim, feita a avaliação do seu carro antigo, constatado que tudo está em ordem e você concordando com o valor oferecido na troca, estará a poucos passos do seu novo veículo. Para a maior parte das pessoas, esse é um ponto que faz muita diferença, já que é natural ter uma certa ansiedade para sair logo de carro novo, não é mesmo?

Valorização do veículo

Além dos pontos mencionados, outro que não pode ser esquecido é a questão da valorização do carro antigo. Em muitos casos, concessionárias e agências de veículo oferecem uma série de bônus na troca de um carro usado por um novo, recebendo o seu carro pelo valor da tabela FIPE, por exemplo.

Na prática, essa pode ser uma grande vantagem, pois todo valor pago a mais no seu veículo antigo acaba reduzindo o valor total a ser pago pelo carro novo. Então, vale muito a pena pesquisar promoções e ações desse tipo no mercado, pois podem ser excelentes oportunidades de compra.

No entanto, é importante destacar que a valorização do seu veículo antigo no momento da troca depende muito do estado de conservação dele. Veículos novos e bem cuidados certamente serão mais valorizados, facilitando a troca. Por esse motivo, é muito importante que você tenha certeza de que seu carro esteja com as manutenções em dia, limpo e conservado.

Por fim, como foi possível perceber, dar o carro de entrada é uma estratégia bastante positiva para quem deseja adquirir um veículo novo. Além de reduzir os custos envolvidos na compra, essa prática reduz uma série de burocracias, permitindo que você consiga realizar o seu sonho de uma forma muito mais rápida e acessível.

Gostou deste conteúdo? Siga a BV nas redes sociais e fique atualizado com as nossas publicações. Esperamos você no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Atendimento BV