Carbono Neutro: o que é, qual seu objetivo e por que é importante?

Para termos um mundo mais sustentável, é importante conectar os grandes centros urbanos às florestas. Conheça o Programa Carbono Neutro e entenda a iniciativa!

Categoria: Sustentabilidade

Categoria: Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema que está unindo as pessoas em todo o mundo. Pensando em um futuro melhor para todo o ecossistema, estamos todos aprendendo que algumas medidas precisam ser tomadas.

Ainda assim, o sonho parece um pouco mais longe quando não conseguimos agir coletivamente, em cooperação. A boa notícia é que existem alternativas — e o Carbono Neutro é um grande exemplo disso.

O Programa mostra como pessoas, empresas e outros atores podem caminhar na mesma direção para alcançar grandes objetivos. Quer entender melhor as ações que estão sendo promovidas e como isso impacta nossas vidas?

Então, continue lendo — criamos este conteúdo em parceria com duas especialistas em sustentabilidade. Aproveite a leitura!

O que é o Programa Carbono Neutro?

O Programa Carbono Neutro é uma iniciativa para reduzir ou compensar a quantidade de carbono emitido pelas empresas. Em todo o mundo, a prática se tornou uma tendência entre organizações que assumem a responsabilidade ambiental como um de seus valores — como é o nosso caso.

O funcionamento do programa varia de acordo com as características de cada negócio. Afinal, estamos falando de um problema de dimensões globais e que exige cooperação entre pessoas e empresas de todo o mundo; ainda assim, cada negócio tem suas particularidades, e a estratégia deve considerá-las.

Daniela Espinossi Agostinho, Especialista de Sustentabilidade aqui no BV, explica que o objetivo final da iniciativa tende a ser a neutralização total da emissão de carbono. A estratégia inicial é compensar as emissões enquanto outras iniciativas buscam alternativas para solucionar a questão.

"O BV tem como seu principal negócio o financiamento de veículos", explica Daniela. "O primeiro passo é sempre reduzir, e aquilo que não conseguimos reduzir a gente compensa", complementa. Como exemplo, ela aponta que a economia de recursos como a energia elétrica pode ser facilmente transformada em ações objetivas: podemos trocar as lâmpadas de prédio por outras de LED, trocar o combustível do gerador etc.

Porém, como reduzir a emissão em uma cadeia de atividades que envolve diretamente a aquisição de novos veículos, que são emissores de carbono? A alternativa foi "partir direto para a compensação", ela conta. "Eu, como viabilizador dessa cadeia do carro, tenho uma corresponsabilidade", pontua.

Quais são os objetivos e como funciona o nosso programa?

A nível internacional, o objetivo do programa é conectar os centros urbanos às florestas, de forma que pessoas, empresas e outras organizações possam buscar, juntas, a redução da emissão de gases do efeito estufa. O impacto individual das iniciativas, por sua vez, depende diretamente das ações que estão sendo adotadas. O nosso programa é um bom exemplo disso.

"Para todos os veículos financiados a partir de 2021, a gente vai neutralizar [as emissões de carbono] com nosso orçamento, sem repasse para o cliente", detalha Daniela. Essa compensação será feita por meio da compra de créditos de carbono. O sistema é bem engenhoso e, ao mesmo tempo, simples.

O crédito de carbono é uma unidade de medida criada para calcular o valor equivalente à emissão de uma tonelada de dióxido de carbono. Assim, criou-se um sistema de comércio para a redução dos gases do efeito estufa: a empresa calcula o volume emitido — por ela ou terceiros — e compra o equivalente em créditos. O valor é usado para fomentar iniciativas de preservação ambiental e compensação das emissões.

Patrícia Mayumi Morita Fugita, Analista de Sustentabilidade aqui no BV, mostra como o programa se conecta a esse sistema. "A gente vai fazer a compensação de todos os veículos financiados que entrarem a partir do ano de 2021; a compensação [compra de créditos de carbono] será feita durante o período em que o cliente tiver financiamento com a gente".

Para ir além, quem já é cliente não fica de fora. Segundo Patrícia, quem tem hoje um financiamento em andamento poderá optar por fazer parte do programa. As especialistas destacam que a compra de carbono será feita durante todo o período de pagamento de parcelas, até a finalização do contrato.

Quem são os principais beneficiados do nosso programa de compensação?

Daniela ressalta que o principal beneficiado é o planeta como um todo. "Estamos fazendo esse balanço para que a gente consiga contribuir com as metas colocadas lá na ONU, no Acordo de Paris de 2015, de tentar frear o aquecimento para que o globo terrestre todo consiga ficar entre 1,5 e 2 graus de aumento". Contudo, há impactos bastante objetivos também para os clientes BV.

"Tem muita gente que é preocupada com esse tema, que gostaria de contribuir, mas não faz a mínima ideia de como", ela explica. De fato, quem assume uma filosofia de responsabilidade ambiental sabe que podemos tomar algumas microdecisões, mas que isso nem sempre alcança a escala de impacto que desejamos. Daniela dá exemplos:

"Eu vou colocar etanol em vez de gasolina, uma vez por semana eu vou trabalhar de metrô e vou deixar o carro; são várias atitudes que a gente como pessoa física consegue fazer, mas de forma geral a gente precisa do carro no dia a dia". Além disso, nem todo mundo sabe como adotar uma fonte de energia renovável, como a solar, apesar de ser mais fácil e acessível do que pode parecer.

O programa Carbono Neutro, então, surge como uma solução valiosa que nos une as pessoas pela redução do aquecimento global. "Se eu sei que o meu carro está tendo sua emissão compensada pela empresa em que eu fiz o financiamento, eu já fico muito mais tranquila, né?", conclui Daniela.

Já em relação à dimensão do alcance do programa, o cenário é de otimismo. As nossas especialistas demonstram esperança de que a iniciativa "abra portas" para que outros atores também assumam uma postura mais ativa nessa causa.

Patrícia explica, em quatro anos "já estaremos compensando, provavelmente, toda nossa carteira de veículos financiados". Como o financiamento tem prazo máximo de 60 meses, os clientes que receberam o crédito antes de 2021 já terão concluído o pagamento nesse prazo, enquanto os novos terão automaticamente a compensação de emissões pelo programa.

Como você pôde ver, o Carbono Neutro é uma ideia de interesse global. Então, adote práticas mais sustentáveis e participe de programas como esse — a saúde de todo o planeta depende de nós!

Se gostou do conteúdo e quer conhecer melhor o programa Carbono Neutro, acesse a nossa página oficial sobre o tema.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.