Quando vale a pena antecipar as parcelas do financiamento?

Antecipar as parcelas do financiamento vale a pena? Neste artigo, explicamos o que você precisa saber sobre o assunto!

Categoria: Dicas Financeiras , Financiamento de Veículos

Você sabia que é possível antecipar as parcelas do financiamento? Com essa atitude, você consegue alguns benefícios bem interessantes, incluindo a diminuição do tempo total necessário para quitar essa conta.

Porém, até que ponto essa tentativa realmente vale a pena? É o que deixa muitas pessoas em dúvida, principalmente por ser uma questão que envolve as finanças pessoais — e coloca algum dinheiro em jogo.

Pensando nisso, decidimos elaborar este artigo e explicar diversas questões que você precisa saber sobre o assunto. Continue conosco e confira agora mesmo!

Como funciona a antecipação de parcelas

Apesar de não ser de conhecimento geral, o Código de Defesa do Consumidor garante que os credores concedam descontos dos juros que estão embutidos nas parcelas que são pagas antecipadamente.

Isso significa que toda vez que você quitar uma mensalidade antes do prazo, vai pagar menos para a instituição, e isso vale para financiamento de veículos, imóveis e até mesmo o crédito.

Se você tem interesse em adotar essa prática, é recomendado que procure o seu credor e informe sobre a vontade de antecipar as parcelas do financiamento, lembrando de solicitar o abatimento dos juros incluídos nos valores. Isso é importante porque cada instituição adota um procedimento diferente nessas negociações.

Como é feita a antecipação de parcelas do financiamento

Sempre que vai financiar um carro, por exemplo, é como se estivesse pegando um dinheiro emprestado com a instituição. Nesse caso, são cobradas taxas de juros sobre o valor total concedido.

Então, quando você resolve antecipar as parcelas do financiamento, deixa de arcar com esses juros que estão sendo cobrados — uma vez que a quitação ocorrerá antes do prazo previsto. É aí que entramos no conceito explicado no tópico anterior: existe um desconto sempre que uma parcela é paga antecipadamente.

Logo, se você recebeu o 13º salário e quer pagar 3 parcelas, por exemplo, vai conseguir eliminar os juros que estavam inclusos no seu financiamento nesse período.

A melhor ordem para pagar as parcelas

Geralmente existem duas formas de pagar as parcelas. A seguir, explicamos melhor como elas funcionam.

Ordem direta

Aqui, você efetua o pagamento de duas parcelas próximas. Nesse caso, a quitação seria das parcelas de janeiro, fevereiro e março, por exemplo. O desconto é dado de acordo com as condições oferecidas pela instituição.

Ordem inversa

Nesse tipo de antecipação, você paga as últimas parcelas, de forma decrescente a cada quitação realizada. Assim, a ordem segue: última, penúltima, antepenúltima e assim por diante.

Se isso é feito todos os meses, o seu financiamento será quitado integralmente na metade do tempo previsto e o abatimento dos juros é considerável.

Os benefícios de fazer a antecipação

O primeiro benefício que merece destaque é a contribuição que essa antecipação faz para as suas finanças pessoais. Com menos juros sendo pagos, menos dinheiro você terá que desembolsar para honrar esse compromisso.

Além disso, o pagamento antecipado também ajuda a encerrar essa conta com menos tempo. Logo, o seu planejamento financeiro fica com uma folguinha depois de certo tempo. Assim, esse dinheiro pode ser utilizado para alcançar outro objetivo.

Outro ponto que é importante citar é a concessão de novos créditos pelas instituições. A quitação dos valores devidos mostra ao mercado que você tem um perfil de bom pagador e contribui para que você consiga solicitar certas quantias em períodos de emergência (e conseguir a aprovação).

Quando vale a pena antecipar as parcelas do financiamento

Afinal, vale mesmo a pena antecipar as parcelas do financiamento? Em geral, sim. Entretanto, há situações em que a melhor escolha ainda é continuar pagando as mensalidades normalmente, conforme previsto em contrato. Nos tópicos a seguir, mostramos alguns aspectos que precisam ser observados.

Taxas de juros

Veja com a instituição credora qual é o percentual de juros aplicado e qual seria o abatimento caso a quitação ocorresse antecipadamente. Se as taxas forem menores e o desconto também for pequeno, pode ser que valha mais a pena seguir com o acordo inicial — a menos que você queria terminar de pagar bem antes do prazo final, é claro.

Descontos aplicados

Se a ideia é quitar logo as parcelas restantes, negocie um bom desconto com a instituição. Afinal, se ela vai receber um dinheiro à vista que demoraria meses ou anos para entrar no caixa, nada mais justo que oferecer uma boa condição para o cliente efetuar o pagamento dessa forma.

Quitar, negociar ou investir

Antecipar ou quitar o financiamento antes da hora é sempre uma ideia muito atraente. Mas você já parou para pensar nas outras possibilidades que pode fazer com esse dinheiro?

A primeira delas é quitar dívidas. Se você tem outro parcelamento que cobra juros mais caros, por exemplo, esse é o momento certo para fazer uma negociação e tentar resolver as pendências mais urgentes ou mais "pesadas" para o seu orçamento.

Porém, se está tudo sob controle, você também tem a possibilidade de investir o dinheiro disponível caso encontre uma oportunidade com a rentabilidade maior que os juros cobrados no financiamento. Dessa forma, a quantia poupada fica lá rendendo e aumentando as suas economias mês a mês.

Depois de certo tempo, você terá um valor maior e poderá usá-lo para negociar a quitação do seu financiamento com condições ainda melhores. Interessante, não é?

Portanto, antes mesmo de pensar em já antecipar os pagamentos, analise todo o cenário e veja qual possibilidade é a melhor para você — de acordo com a sua realidade e o seu orçamento.

Como você pôde ver, antecipar as parcelas do financiamento é uma excelente estratégia financeira, principalmente pelo fato de promover ainda mais economia para o seu bolso e trazer mais tranquilidade em relação aos compromissos que precisam ser quitados.

Gostou deste artigo e quer ficar por dento das nossas novidades? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e acompanhe tudo o que acontece aqui no blog (e em outros canais)! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Atendimento BV