6 passos para alcançar seus objetivos pessoais

Que tal dar passos certeiros para alcançar objetivos pessoais? Veja dicas que podem ajudar você na busca por seus sonhos!

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Financiar um carro, comprar uma casa e terminar um curso — você quer alcançar objetivos pessoais em breve? Se sim, quais são eles? Alguns podem até parecer sonhos distantes, não é mesmo? Mas, com um pouco de inspiração e planejamento, você poderá transformar esses desejos em realidade.

Como esse é um assunto importante na vida de muitas pessoas, preparamos este conteúdo a fim de auxiliar na concretização de diferentes metas. Acompanhe o texto até o fim para saber quais atitudes serão de grande ajuda e conquiste o que você tanto deseja!

1. Tenha em mente quais são os seus objetivos

O primeiro e decisivo passo para alcançar os seus objetivos de vida é ter em mente quais são eles. Afinal, mudamos frequentemente de ideia, concorda? Não há nada de errado em você ter vários alvos — porém, por uma questão estratégica, pode ser mais fácil alcançar o que já está em sua cabeça.

Imagine que, no momento, o seu principal sonho é comprar um carro, só que você também gostaria de reformar a casa e ter uma televisão nova. Todos são válidos, mas priorizar um deles tende a agilizar o processo. Isso porque o dinheiro que seria gasto com a TV poderia ser aplicado no financiamento do automóvel, por exemplo.

Portanto, analise as suas necessidades com bastante cuidado e veja quais são as urgências de sua família. Não é porque você tem uma meta que ela precisa ser colocada na frente de outras mais relevantes. Além disso, uma vez que você sabe claramente aonde quer chegar, é possível conhecer o caminho que te levará até lá. Descubra o que você de fato deseja e por quais motivos!

2. Faça um planejamento dos passos para alcançá-los

Se você já fez um planejamento financeiro na vida, sabe quão útil essa prática pode ser. Esqueça a ideia de que pensar no que será feito não passa de uma perda de tempo — essas reflexões podem ajudar demais!

Porém, apenas imaginar e considerar situações prováveis não basta. Caso o seu sonho envolva um grande investimento, é fundamental tentar entender como as condições necessárias para ter esse dinheiro serão atingidas.

Uma boa maneira de começar a se planejar é fazendo anotações em um caderno ou em um aplicativo de organização. Coloque os seus objetivos em diferentes colunas e, logo abaixo, explique o que precisa ser realizado para alcançá-los.

3. Divida o planejamento em metas menores

Suponha que você já se decidiu: quer um automóvel zero-quilômetro. Apesar de ter isso definido, não há nenhum modelo escolhido e também não se sabe como você fará a compra. Essa é a hora de dividir os objetivos que você quer alcançar em metas menores.

Tomando o carro zero novamente como exemplo, é possível começar tudo com uma pesquisa sobre marcas, categorias e modelos. Depois de encontrar um exemplar que caiba no seu bolso e é capaz de atender às suas necessidades, você deve encontrar uma forma de fazer a compra sem que isso impacte o seu orçamento familiar de modo negativo — o financiamento pode ser uma ótima escolha, porque permite pagar pelo bem ao longo dos meses, com flexibilidade.

4. Crie um cronograma de ações

O seu planejamento já se iniciou, mas você não vê a hora de começar a agir para alcançar objetivos, certo? Um jeito de transformar as suas ideias em ações é criar um cronograma bem detalhado, com todas as metas que ainda faltam realizar.

Caso o seu sonho seja se casar daqui a um ano, com festa e lua de mel, por exemplo, é possível estruturar os próximos da seguinte maneira:

  • 1º mês: fazer a lista de convidados;
  • 2º mês: elaborar uma estimativa de despesas com buffet, espaços (cerimônia e celebração) e viagem;
  • 3º mês: escolher data, horário, local, padrinhos e madrinhas;
  • 4º mês: produzir e enviar os convites;
  • 5º mês: criar uma lista de presentes;
  • 6º ao 9º mês: levantar os recursos necessários para a festa e para a lua de mel;
  • 10º ao 12º mês: ajustar os últimos detalhes, definir e organizar.

Esses itens não passam de uma exemplificação, é claro, mas eles ajudam a entender como um cronograma pode funcionar. O ponto aqui é trabalhar com prazos e saber qual será a ordem lógica das ações. Se o seu sonho envolve gastar dinheiro para conquistar algo, será preciso contar com essa quantia antes de dar sequência ao plano, concorda?

5. Tenha paciência

Ter paciência é essencial em diversos momentos da vida. Você precisa dela para não cair em golpes, para não tomar decisões equivocadas e para não se complicar em outras situações.

Por mais que você tenha ambições e queira realizá-las o quanto antes, a calma é necessária para evitar erros. Agir com pressa ou afobação pode parecer uma boa saída, mas não se esqueça de que os atalhos podem custar caro lá na frente. Portanto, saiba que demorar um pouco mais de tempo para conseguir o que você quer pode ser chato, mas se esse for o caminho mais seguro, lembre-se de que vale a pena esperar!

6. Não desista logo no primeiro obstáculo

Você provavelmente já encarou vários desafios ao longo da vida — seja no campo pessoal, seja na carreira —, não? Por isso, ao tentar realizar os seus sonhos, é essencial persistir, porque nem tudo sairá conforme o planejado.

Muitas vezes, imprevistos acontecem e, dependendo de como eles ocorrem, isso pode trazer consequências negativas para as metas estabelecidas. É importante que você saiba: os obstáculos aparecerão quando você menos esperar, mas isso não é motivo para desistir.

O desânimo pode aparecer, assim como a sensação de que não é mais possível chegar aonde você tanto queria. Contudo, essas sensações são passageiras e, com o devido esforço, será possível superá-las e continuar firme em busca do que se quer.

Alcançar objetivos não é uma tarefa fácil. No entanto, com planejamento, calma e uma boa dose de persistência, você conquistará os seus sonhos e poderá aproveitá-los em seu dia a dia.

Se você gostou do conteúdo, anote as suas metas agora mesmo e compartilhe este texto nas suas redes sociais para que os seus amigos também se inspirem!

Atendimento BV