9 dicas para controlar gastos por impulso

Controlar gastos por impulso deve ser uma das principais metas para pessoas que desejam cuidar bem das suas finanças pessoais e realizar seus objetivos de vida.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Quem nunca saiu para um almoço no shopping e voltou para casa com sacolas cheias de itens que não eram realmente importantes? Apesar de comum, o hábito de gastar naquilo que não estava planejado e não era nem mesmo necessário deve ser combatido.

Neste post, você terá dicas de como lidar com esse tipo de consumo, um dos grandes vilões do orçamento. Entre elas, usar o cartão de crédito de maneira consciente, fazer uma lista de compras e manter seu dinheiro investido. Confira 9 dicas para controlar gastos por impulso!

1. Usar o cartão de crédito de maneira consciente

Uma das formas mais eficazes de economizar é evitar comprar por impulso. Essa dica é especialmente útil para quem, por um lado, tem um limite de crédito maior e, por outro lado, não tem o hábito de controlar as compras que faz nesse meio de pagamento.

Comprar realmente o que pode pagar, sem a armadilha de parcelamentos infinitos, que podem comprometer seu controle financeiro, é uma maneira de se organizar e controlar suas contas.

2. Tenha um valor mensal separado para essas compras

Caso esteja muito difícil evitar os gastos por impulso, use o planejamento financeiro a seu favor para não comprometer seu orçamento. Ao planejar suas despesas do mês, separe um valor para esse tipo de compra após definir os gastos nas categorias consideradas essenciais, como alimentação, moradia, transporte e educação.

O ideal é que o valor separado para despesas que não são consideradas essenciais não ultrapasse 35% da sua renda. Lembre-se ainda de reservar, pelo menos, 15% do seu orçamento para prioridades financeiras, como formação de uma reserva de emergência ou investimentos.

3. Espere

Outra dica essencial para quem deseja conquistar a independência financeira e não ficar com o orçamento apertado por conta das compras por impulso é sempre esperar antes de fazer alguma aquisição. No calor do momento, é muito fácil se empolgar com uma compra para, depois, chegar à conclusão de que não precisava do produto ou, até mesmo, que não gostou tanto dele assim.

Se gostou de determinado item, espere pelo menos um dia para comprá-lo. Dessa forma, você pode fazer uma pesquisa de preços e refletir se aquela compra realmente é necessária.

4. Cuidado com as promoções

Controlar os gastos com as compras por impulso passa também por ter cuidado com as promoções. Atire a primeira pedra quem nunca comprou algo que nem queria tanto só porque o preço estava mais baixo.

Consumir de forma consciente é a chave para finanças equilibradas. Nesse sentido, aproveite as promoções com sabedoria, como para adquirir um item que quer e precisa há tempos.

5. Defina seus sonhos

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Essa expressão é mais do que verdadeira quando o assunto é a vida financeira. Gerenciar melhor o dinheiro fica mais fácil quando você tem objetivos financeiros bem definidos.

Por isso, não deixe de refletir e colocar no papel quais sonhos gostaria de realizar no curto, médio e longo prazo. Entre as opções estão ter dinheiro suficiente para se aposentar, aumentar sua renda ou dar entrada em um carro. Ao ter em vista seus objetivos e o que precisa fazer financeiramente para realizá-los, fica mais fácil deixar de gastar dinheiro com compras que não são tão importantes para você e para sua família.

6. Faça lista de compras

Muitas pessoas cedem às compras por impulso por não terem o costume de sair de casa com uma lista para o supermercado ou shopping. Listar o que precisa ser comprado e se ater a esses produtos é essencial para manter o orçamento em dia.

Se necessário, deixe as crianças em casa para não correr o risco de ter que lidar com pedidos para comprar besteirinhas que não estão na lista. Ter estratégia é a chave para não gastar mais do que pode.

7. Acompanhe suas finanças

Controlar gastos passa por acompanhar de perto suas finanças. Use aplicativos de gerenciamento financeiro como aliados ou, até mesmo, uma planilha de Excel. Independentemente do método adotado, crie o hábito de acompanhar, pelo menos, semanalmente o que entrou e saiu da sua conta-corrente e do cartão de crédito.

Além de verificar os valores, preste atenção também às categorias de gastos. Se verificar que as despesas em áreas que não são prioritárias para o seu orçamento estão acima do esperado, é hora de colocar o pé no freio e tentar compensar em outra categoria para não ter problemas no final do mês.

8. Conheça suas necessidades

Para controlar gastos por impulso, é preciso, antes de tudo, conhecer suas necessidades. Saber o que você realmente precisa é importante para evitar gastar dinheiro em produtos ou serviços que só trarão felicidade momentânea e não são importantes para alcançar seus objetivos de vida.

Para não gastar recursos em supérfluos, a chave é fazer uma reflexão e entender as reais prioridades pessoais e da família. Um exemplo é a pessoa que gasta fortunas com roupas novas e tem diversas peças no armário ainda com etiqueta. Nesse caso, comprar não é uma necessidade, e, sim, uma forma de alcançar prazer momentâneo. Descobrir a raiz do problema é o segredo para uma vida feliz e financeiramente segura.

9. Invista seu dinheiro

Outra forma eficaz de manter os gastos por impulso sob controle é investir o dinheiro que sobra no seu orçamento. Ao aplicar a quantia em uma reserva para emergências ou outro tipo de investimento, você evita cair na tentação de gastar aquilo que sobrou dos seus ganhos em compras que não são importantes ou necessárias para sua vida.

Controlar gastos por impulso é um dos passos mais importantes para assumir as rédeas da sua vida financeira e garantir que terá recursos para alcançar seus objetivos de vida. Comece agora mesmo a gastar no que é realmente importante para você.

Quer melhorar ainda mais sua vida financeira para, assim, conquistar seus objetivos de vida? Então leia também sobre como transformar seu hobby em renda extra.

Atendimento BV