8 dicas para cortar gastos e fazer o dinheiro sobrar no final do mês

Para alcançar uma vida financeira equilibrada e ter sempre dinheiro sobrando no final do mês, é preciso cortar gastos.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

A boa notícia é que economizar não é tão difícil quanto se imagina. Com alguns ajustes no orçamento e, principalmente, nos hábitos e no estilo de vida, é possível reduzir as despesas e, assim, conseguir guardar parte das receitas mensais para realizar os seus sonhos.

Entre as dicas para gastar menos estão substituir a academia por exercícios em casa ou ao ar livre, alterar planos de celular, TV a cabo e internet, além de cozinhar em vez de comer fora ou pedir entrega em casa com frequência. Veja 8 dicas para cortar gastos e fazer o dinheiro sobrar no final do mês!

1. Cortar gastos com academia

Não é incomum pagar a academia e frequentar pouco ou nunca as suas instalações. Se esse é o seu caso, pode valer a pena deixar de pagar a mensalidade e passar a praticar exercícios em casa ou ao ar livre. Há diversos aplicativos gratuitos para a prática de diversas atividades físicas, como alongamento, ioga e funcional.

Caminhar ou correr na praia ou na rua também é uma opção para quem quer cortar gastos com academia sem deixar de praticar exercícios físicos. É só mudar os hábitos!

2. Reduzir planos de telefonia e internet

Outra dica para cortar gastos sem abrir mão do estilo de vida é pesquisar a possibilidade de reduzir os planos de telefonia, internet e TV a cabo. Muitas vezes, você paga mais por um plano que nem usa muito. Por isso, o primeiro passo é analisar o pacote contratado e o que usa dele. Você realmente precisa de diversos canais de filmes se pouco assiste TV em casa, por exemplo?

Depois de identificar as suas necessidades e escolher os planos mais adequados para aquilo que realmente utiliza, é hora de entrar em contato com a sua operadora para solicitar a mudança. Caso a empresa não queira fazer a redução, converse com concorrentes para verificar os planos que eles têm disponíveis. Negociar é a chave para economizar e deixar para trás o orçamento apertado.

3. Cozinhar mais

Na correria do dia a dia, é muito comum desistir de preparar a própria comida e sair para comer fora ou pedir delivery em casa. Apesar de conveniente, mesmo a médio prazo esse hábito pode prejudicar as finanças.

Para cortar gastos, é preciso resistir à tentação e se acostumar a cozinhar em casa. Além de ser uma prática mais saudável — afinal, você sabe exatamente como os alimentos são preparados —, fazer a própria comida sai muito mais barato.

Uma dica para quem não tem muito tempo para cozinhar é eleger um dia da semana para partir para a cozinha. Crie um cardápio semanal, prepare tudo o que precisará para os próximos dias e congele parte dos alimentos. Prático, rápido e saudável!

4. Utilizar cupons de desconto

Outra forma de cortar gastos no dia a dia e economizar é apostar no uso de cupons de desconto. Há sites específicos para baixar cupons e muitas marcas disponibilizam os tíquetes também em papel. Em alguns casos, a economia com o uso de cupons pode chegar a mais de 50%!

Quem não quer abrir mão do lazer e, ainda assim, precisa gastar menos pode ficar atento a promoções de casas noturnas e escolher o dia mais barato para ir ao cinema, por exemplo. Para guardar dinheiro, não é preciso deixar de se divertir. É só fazer escolhas mais conscientes e evitar a todo custo o desperdício.

5. Revisar as tarifas do banco e anuidade de cartões

Quem quer gastar menos deve ter atenção também a custos que passam despercebidos no dia a dia. Entre eles, as tarifas bancárias e a anuidade de cartões de crédito. Somadas, essas taxas podem fazer toda a diferença no orçamento no final do mês.

Para gastar menos, não deixe de negociar com o seu banco a redução ou até a isenção de tarifas. No caso de cartões de crédito, muitos não cobram anuidade a partir de determinado valor de gastos. Por isso, pode valer a pena centralizar todas as despesas nessa forma de pagamento se a isenção compensar financeiramente.

6. Usar mais o transporte público

Depois de um dia de trabalho, é comum querer chegar em casa mais rápido e, por isso, recorrer a aplicativos de transporte é a primeira opção. Mas tornar isso um hábito pode prejudicar as finanças e fazer com que não sobre dinheiro no final do mês.

Quem quer cortar gastos deve deixar a preguiça de lado e optar, sempre que possível, pelo transporte público, como ônibus ou metrô. Meios alternativos, como bicicleta ou, até mesmo, carona solidária, também são opções que ajudam a economizar.

7. Evitar pequenos gastos

Café após o almoço, balinha no cinema, e-book em promoção na loja virtual. Por mais que, à primeira vista, esses pequenos gastos pareçam não fazer a diferença no orçamento, somados eles podem desequilibrar a vida financeira.

Quem quer economizar deve tornar o controle financeiro um hábito. Todo e qualquer gasto deve ser registrado e categorizado, assim como qualquer rendimento e renda extra. Dessa forma, você saberá exatamente quanto recebe, para onde o seu dinheiro vai e quais áreas do orçamento merecem atenção.

8. Cancelar assinaturas que não usa

Cortar gastos passa também por fazer uma revisão das despesas para eliminar aquelas que fazem pouca ou nenhuma diferença na sua vida. Nesse sentido, cancele sem pena as assinaturas de serviços que você não tem o costume de usar ou que não valem mais tanto a pena.

Caso não queira abrir mão de determinado serviço, veja se não existe uma opção gratuita ou um plano mais barato do que o que você assina atualmente. Para economizar, é necessário abrir mão de algumas coisas. Pense que, no futuro, o sacrifício valerá a pena.

Cortar gastos é uma atitude indispensável para quem quer equilibrar a vida financeira e fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Mesmo pequenas mudanças de hábito ajudam a manter tudo em dia. Por isso, siga as nossas dicas e veja a diferença nas suas finanças pessoais!

Quer ter acesso a outros conteúdos exclusivos sobre finanças pessoais? Siga a gente nas redes sociais como Facebook e Instagram!

Atendimento BV