7 aplicativos para organizar a vida financeira

Utilizar aplicativos para organizar a vida financeira é uma ótima decisão para ter o controle sempre à mão.

Categoria: Dicas Financeiras

Categoria: Dicas Financeiras

Existem tantas opções disponíveis nas "lojinhas" de apps, que a gente acaba se perdendo — sem saber ao certo qual é o mais adequado e se as funcionalidades que eles oferecem atendem às nossas necessidades.

Neste artigo, explicamos a importância de contar com essa ferramenta e listamos 7 opções para ajudar você na sua escolha. Boa leitura!

A importância de usar aplicativos para organizar a vida financeira

Ao usar aplicativos para organizar a vida financeira, você consegue controlar melhor os gastos e registrá-los sempre que fizer uma compra. Isso ajuda a evitar que se esqueça das anotações quando chegar em casa (principalmente quando falamos dos pequenos custos, que geralmente passam batido).

Isso melhora bastante a organização financeira, já que é possível acompanhar a soma dos gastos, o impacto que eles têm sobre seus recebimentos e qual é o seu orçamento disponível.

Com isso, você passa a saber, com mais precisão, se suas finanças estão no azul ou se é a hora de colocar o pé no freio para evitar o famoso "sobra muito mês no fim do dinheiro".

7 aplicativos para controlar as finanças pessoais

Então, vamos ao que interessa? A seguir, temos uma lista com 7 aplicativos para finanças e explicamos um pouco mais sobre eles e o que têm a oferecer.

1. GuiaBolso

O GuiaBolso é um aplicativo que ajuda a controlar tudo o que é recebido e gasto, além de oferecer uma integração com suas contas bancárias e com os cartões de crédito. Dessa forma, todas as transações que você realiza são atualizadas no app de forma automática.

Porém, ele também oferece a possibilidade de inserir esses dados manualmente, um por um — isso vale para todas as situações em que você usa dinheiro e para o caso de optar por não fazer a integração automática.

Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS e é gratuito.

2. Organizze

O Organizze também é um dos aplicativos para organizar a vida financeira que permite a utilização de contas e cartões vinculados ao aplicativo, "puxando" as informações das transações de forma automática. Assim, se você faz uma compra na padaria no débito, o app já reconhece na mesma hora.

Todos os meses, você consegue acompanhar, de forma bem visual, qual é o saldo geral — entre o que foi recebido e o que foi gasto. Outra vantagem dele é que você pode separar suas despesas em grupos específicos, como:

  • moradia;
  • saúde;
  • lazer;
  • transporte.

Assim, fica facil se organizar melhor e saber de que forma seu dinheiro é gasto.

Ele está disponível para iOS e Android, mas oferece opções personalizadas que são pagas. Por isso, tem também uma conta premium.

3. Mobills

O Mobills permite que você faça o controle do seu orçamento também pelo navegador no computador e todas as suas informações ficam disponíveis na nuvem. O que isso significa? Que os dados ficam disponíveis por meio da internet e que eles podem ser acessados por qualquer dispositivo.

Esqueceu o celular em casa e precisa atualizar seus gastos no dia? Sem problemas, basta entrar na sua conta pelo PC e todas as informações estarão lá, bem atualizadas.

Ele é gratuito (apesar de ter algumas funções pagas) e está disponível para Android e iOS.

4. CoinKeeper

No CoinKepper, além de anotar seus recebimentos e gastos, você pode escolher quando quer receber os relatórios que o app envia para acompanhamento. Ele tem um visual colorido, que facilita a visualização das categorias — assim, quando você "bate o olho" lá, já consegue ter atenção onde os gastos estão mais altos.

Você pode fazer um teste grátis por 15 dias, mas, depois desse período, precisa assinar a conta premium para continuar aproveitando todas as funções. Está disponível para Android e iOS.

5. Finance

Esse app é ideal para quem quer controlar as finanças sem ter que lidar com coisas muito complexas e cheias de funções. Mas não se engane. Apesar de ser básico, ele tem tudo que é necessário para fazer um bom acompanhamento.

Todos os meses, ele apresenta um gráfico que mostra a relação entre seus recebimentos e seus gastos, o que facilita a visualização e ajuda a entender melhor se você extrapolou ou se fechou no azul.

Ele é gratuito e também tem versão paga. Está disponível para Android e iOS.

6. Money Manager

O Money Manager permite anotar tudo o que você ganha e gasta. Nos recebimentos, é possível registrar além do salário: depósitos, empréstimos e reembolsos, por exemplo.

Além do mais, dentro das categorias (como os exemplos que citamos), você pode criar subcategorias. Então, ficaria algo como isso:

  • Moradia
    • Aluguel (ou prestação) do imóvel;
    • Energia elétrica;
    • Água.
  • Saúde
    • Convênio médico;
    • Convênio odontológico;
    • Exames.

Uma das maiores vantagens do app é que ele permite criar uma senha, para que não seja acessado por outras pessoas.

Ele é gratuito, mas também tem uma versão paga. Está disponível para Android e iOS.

7. Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil tem um visual bem simples, o que facilita a utilização. Ele também permite que você visualize o andamento das suas finanças em gráficos. Além disso, é possível definir uma conta padrão para o acompanhamento e não podemos deixar de citar o envio de notificações que não deixam você se esquecer das anotações.

Ele é gratuito e também tem uma conta paga (e permite compras dentro do aplicativo). Está disponível para Android e iOS.

Esses são apenas alguns dos aplicativos para organizar a vida financeira que estão disponíveis. Você pode ir testando os que achar que têm mais a ver com seus objetivos e suas necessidades até achar aquele seja o ideal.

Gostou da nossa lista? Já tem ideia de qual pode ser o seu preferido? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e permita que a sua rede de amigos também conheça essas ferramentas de organização financeira!

Atendimento BV