Quais são os perigos de utilizar o sistema solar caseiro? Veja!

O sistema fotovoltaico ajuda a economizar na conta de energia, mas instalar um sistema solar caseiro pode ser uma decisão arriscada. Entenda!

Categoria: Financiamento para Energia Solar

Quem quer reduzir a conta de luz e está por dentro das informações interessantes sobre o uso da energia fotovoltaica já deve ter pesquisado sobre a instalação do sistema solar caseiro para obter esse resultado. A internet está cheia de artigos e vídeos com tutoriais no estilo “faça você mesmo”, que aparentam ser a solução para o que você deseja.

No entanto, é preciso atenção! Existem muitos riscos nesse tipo de atitude, os quais nem sempre estão explícitos nesses materiais que encontramos por aí. A energia solar é uma fonte renovável e sustentável, mas para que você aproveite todos os benefícios de sua adoção, de maneira segura, é preciso contar com a ajuda de profissionais especializados.

Neste post, vamos falar mais sobre o assunto e explicar quais são as ameaças que um sistema solar caseiro pode levar à sua residência. Confira e não erre na hora de tomar a decisão!

Como o uso de energia solar tem crescido?

Sustentabilidade. Você já deve ter ouvido falar sobre esse conceito diversas vezes, o que reforça sua importância para que possamos viver com mais qualidade, preservando o meio ambiente. No caso da captação e distribuição de energia elétrica, esse é um tema bastante valorizado, refletindo-se nos incentivos ao uso de fontes renováveis de energia.

É o caso da energia solar. No Brasil, o setor cresce a cada ano, e isso não mudou, nem mesmo com a pandemia de Covid-19. Em 2020, as instalações de geração solar cresceram 70%, gerando 7,5 gigawatts (GW). Para que você tenha uma ideia dessa dimensão, trata-se de quase a metade da capacidade de geração de energia de Itaipu, usina líder em produção desse tipo no mundo.

Mas por que as pessoas e empresas procuram cada vez mais por essa alternativa? Porque ela barateia os custos, não agride a natureza, não se esgota e, além de tudo, oferece um ótimo e rápido retorno sobre o investimento. Contudo, a sua instalação pode não ser tão barata, o que leva algumas pessoas a buscarem alternativas, como o sistema solar caseiro.

Quais são os riscos de um sistema solar caseiro?

Acontece que, ao instalar um equipamento sem o apoio de empresa especializada, há alguns perigos, tanto à sua saúde quanto ao seu bolso. Afinal, você poderá nem mesmo alcançar o resultado esperado, ou seja, produzir energia suficiente para deixar de depender do sistema tradicional. Saiba quais são as ameaças a seguir.

Choques elétricos

Profissionais que atuam em qualquer serviço que envolva eletricidade, mesmo sendo aparentemente algo simples, precisam ser treinados e capacitados para esse trabalho. Isso porque eles devem atender a normas rígidas, como a NR10, visando preservar sua segurança e saúde.

Isso inclui o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para esse fim e, até mesmo, treinamento para trabalhar em altura. Vale lembrar que não são recomendações, e sim, obrigações legais.

As placas fotovoltaicas produzem eletricidade, portanto, não é indicado fazer você mesmo a instalação do sistema solar caseiro, pois há risco real de choques elétricos, que podem ser graves e até fatais. Profissionais treinados e bem equipados são a melhor alternativa para realizar o serviço de maneira segura e eficaz.

Possibilidades de incêndio

Os sistemas de isolamento e proteção que devem constar no sistema de energia solar também seguem normas rigorosas, conhecidas pelos profissionais especializados. Portanto, pessoas sem esse conhecimento não são aptas a realizar a instalação.

Os riscos de incêndio podem ter origem tanto na instalação malfeita quanto no uso de materiais inapropriados ou de baixa qualidade — ou as duas situações ao mesmo tempo. Além disso, se o seguro descobrir que a instalação foi feita de forma inadequada, não haverá a possibilidade de cobrir os prejuízos.

Erros de instalação

Não é um trabalho fácil dimensionar a rede necessária, e o sistema solar caseiro poderá oferecer menos energia do que você precisa. Além disso, qualquer ponto que não tenha acertado na instalação pode levar a falhas na geração de energia solar.

Dessa forma, há o perigo de você ficar sem eletricidade ou que ela falte em algum momento. Outro ponto é o prejuízo financeiro, pois existe um ângulo certo para posicionar as placas de forma que elas sejam mais eficientes.

Por que contar com uma empresa especializada?

As empresas especializadas em sistemas de energia solar contam com profissionais treinados e capacitados. Desde o momento da contratação, eles prestam uma verdadeira consultoria, informando quanto você precisará para gerar a energia demandada, quais são os materiais a serem utilizados, como fazer para que o sistema tenha o máximo desempenho, entre outros assuntos.

Fora isso, eles farão a instalação com segurança e, dependendo da empresa contratada, prestarão suporte técnico se houver falhas. Por fim, todo o material usado precisa levar o selo do Inmetro e, depois, o sistema deverá passar pela aprovação da concessionária de energia para que tenha acesso à rede.

Como escolher uma empresa confiável?

Ao escolher o fornecedor para fazer a instalação do sistema de energia solar em sua residência, procure pelo histórico da empresa, sua experiência e formas de atendimento. Avalie a relação custo-benefício e se certifique de que ela oferece suporte quando necessário.

Também peça indicações a pessoas que já utilizaram o serviço da fornecedora. Por fim, faça uma pesquisa em sites de reclamação e redes sociais para descobrir se há reclamações sobre a empresa e como elas foram respondidas.

Como vimos, o uso da energia solar está em alta em todo o mundo. Por aqui, há até incentivos do governo federal para que mais pessoas e empresas adotem a energia de fontes limpas e renováveis, como a solar. Contudo, o sistema solar caseiro não é a melhor opção. É fundamental, portanto, procurar uma empresa para ajudar você nessa mudança.

Você tem interesse na instalação de um sistema fotovoltaico em sua residência? Então, faça uma simulação e descubra como usar a luz do sol para reduzir a conta de energia e ajudar a proteger o meio ambiente! O BV tem o financiamento certo para essa finalidade!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.