Sistema On Grid e Off Grid: como funcionam na energia solar?

Sistemas On Grid e Off Grid: conheça o que são, como eles funcionam e descubra qual é o mais vantajoso para o seu projeto.

Categoria: Financiamento para Energia Solar

A preocupação com o uso de energia renovável tem aumentado no Brasil e no mundo todo. Portanto, cada vez mais pessoas querem explorar as opções de energia solar em suas casas. Para isso, no entanto, é importante saber quais são as diferenças entre os sistemas On Grid e Off Grid.

Entender as diferenças entre os dois tipos de instalação de energia solar ajuda o consumidor a escolher o sistema correto para colocar em sua casa, empresa ou onde quer que seja. Afinal, tanto o formato On Grid quanto o Off Grid contam com vantagens específicas que fazem sentido para determinados contextos.

Portanto, você precisa saber muito bem as diferenças entre os sistemas On Grid e Off Grid para não errar na escolha e comprar aquele que é realmente o mais adequado para o seu caso. Quer aprender como fazer essa escolha? Então siga a leitura para entender tudo sobre o assunto.

O que são os sistemas On Grid e Off Grid?

Os sistemas On Grid (também chamado de Conectado à Rede) e Off Grid (conhecido também como Isolado) têm muitas semelhanças, mas também diferenças.

Como os nomes já indicam, a principal diferenciação entre ambos é o fato de que um deles está conectado à rede de energia elétrica da cidade, enquanto o outro não. No entanto, no geral, os dois produzem energia da mesma forma, embora um tenha maior eficiência do que o outro.

Como eles funcionam na energia solar?

Até mais ou menos metade do processo de geração de energia solar, os sistemas On Grid e Off Grid funcionam de forma exatamente igual.

Um sistema de energia solar funciona, de maneira simplificada, com as placas fotovoltaicas e um inversor solar. Ainda existem outras peças, mas com funções não-relacionadas à produção de energia.

Os painéis solares são produzidos com material que gera uma reação específica quando afetados pela luz solar. O que acontece é o seguinte:

-a luz do Sol atinge o painel e causa uma reação nas suas células fotovoltaicas, responsáveis por gerar energia;

-quando são atingidos pelos raios solares (cheios de fótons), os elétrons dos átomos das células reagem e se desprendem;

-quando um elétron se desprende, ele abre um espaço que é automaticamente ocupado por outro elétron. Por consequência, esse segundo elétron também abre uma lacuna ao se mover e um terceiro precisa ocupar o seu espaço. E assim vai sucessivamente criando uma corrente elétrica no processo.

Para ser usada na sua casa, a energia elétrica gerada pelos painéis solares deve passar pelo Inversor Solar. É ele quem transformará a Corrente Contínua (gerada pelos painéis) em Corrente Alternada (o tipo usado em casas).

Até este ponto, tanto o sistema On Grid quanto o Off Grid funcionam igualmente. No entanto, a partir daqui eles começam a se diferenciar.

Sistema On Grid

No sistema On Grid, o Inversor Solar envia a energia elétrica para ser usada na casa e o excedente vai para a rede de energia elétrica da cidade. Quando isso acontece, a energia é transformada em créditos que podem ser usados na sua conta de luz (e têm validade de 5 anos).

No entanto, a sua conta de luz nunca virá zerada. Você sempre precisará pagar o valor mínimo, que é justamente o preço pela conexão com a rede de energia elétrica da cidade. Ainda assim, poderá economizar dinheiro em níveis altos.

Sistema Off Grid

Já no sistema Off Grid, a energia elétrica excedente não é direcionada para a rede elétrica da cidade, já que a instalação não conta com conexão à rede pública. Em vez disso, o excedente de eletricidade vai para um conjunto de baterias instaladas que armazenam essa energia para ser usada depois.

Assim, quando chega de noite ou a produção de energia das placas fica abaixo da demanda de uso, a carga armazenada nas baterias é utilizada para completar a necessidade do local de instalação.

Quais os benefícios dos sistemas On Grid e Off Grid?

Os sistemas On Grid e Off Grid contam com vários benefícios, mas para contextos específicos. Isso significa, portanto, que uma instalação pode ser ótima para você, mas não ser a mais recomendada para outra pessoa.

Confira abaixo uma listagem das vantagens dos benefícios de cada um dos dois sistemas de energia solar!

Sistema On Grid

-até 30% mais eficiência energética;

-mais barato, pois não precisa de controladores de carga ou baterias;

-mesmo quando não produz o suficiente, não fica sem energia, pois usa a rede de distribuição local como reserva.

Sistema Off Grid

-não sofre com falhas de distribuição da rede elétrica, pois não está conectado a ela;

-não tem conta de luz;

-pode ser usado em áreas remotas ou rurais, onde não há fácil instalação com a rede elétrica.

Com base nessas vantagens, podemos concluir que o sistema On Grid é o mais indicado para quem está em ambientes urbanos, com fácil acesso à rede de energia elétrica e tem menos dinheiro para investir. Afinal, são mais baratos e mais eficientes.

Já os sistemas Off Grid são recomendados para instalações em locais remotos e com difícil acesso à rede elétrica. Eles são mais caros, sim, mas garantem o fornecimento contínuo de energia.

Como ter energia solar com a ajuda do BV?

Agora que você já sabe como escolher entre sistemas On Grid e Off Grid, já pode selecionar o tipo certo para o seu caso e começar a procurar por fornecedores para instalar os equipamentos para você. No entanto, é fato que a instalação de energia solar exige um investimento inicial considerável. Por mais que o retorno desse dinheiro seja rápido, ainda assim é necessário ter um valor para começar.

Para ajudar nisso, o banco BV conta com uma linha de financiamento específica para a aquisição de sistemas de energia solar. O nosso Financiamento Solar cobre até 100% do seu projeto (incluindo os gastos com equipamento e instalação) e tem prazo máximo de até 6 anos para o pagamento.

As taxas de juros são pré-fixadas em níveis bem atrativos e a primeira parcela pode ser paga em até 90 dias para dar tempo de organizar as finanças para não ter problemas!

Para contar com esse apoio, é muito fácil. São necessários apenas 3 passos! Dê uma olhada:

-Monte um projeto no site Meu Financiamento Solar. Você receberá um orçamento da empresa instaladora mais próxima de você. O seu projeto será definido (quantas placas serão necessárias etc.), uma simulação do financiamento será feita e, se você concordar, poderá preencher a sua proposta com todos os dados fornecidos;

-Passe pela análise de crédito. Você precisará comprovar sua capacidade de financiamento mostrando a sua renda (uma dica financeira é combinar com a renda do seu cônjuge para ter melhor avaliação);

-Receba o crédito. Pronto! Com o contrato emitido e assinado, o crédito para o projeto será liberado ao fornecedor do equipamento e instalador.

Se você quer instalar sistemas de energia solar na sua casa, seria muito bom ter os benefícios do financiamento do banco BV para facilitar o processo, não é mesmo? Então não perca mais tempo: faça uma simulação agora mesmo!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.