Qual é a melhor forma de financiar um veículo? Descubra aqui!

Você sabe qual a melhor forma de financiar um veículo? Confira nosso post e escolha a mais adequada para sua necessidade!

Categoria: Financiamento de Veículos

Ter um carro sempre foi o desejo de consumo de grande parte dos brasileiros, desde a infância, quando sonham em completar a maioridade pra tirar a carta de motorista.

Em algumas épocas, o acesso foi bastante restrito. Hoje, é possível encontrar a melhor forma de financiar um veículo, como uma solução para quem não consegue pagar à vista, o que ajuda a movimentar o mercado automotivo.

Existem alguns caminhos interessantes para obter os recursos de que você precisa para a compra do automóvel. No entanto, é preciso entender bem cada um deles para garantir que fará um bom negócio, sem prejudicar seu planejamento financeiro.

É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e entenda qual a melhor forma de financiar um veículo e por que o financiamento é uma boa opção para você. Confira!

Quais são as dificuldades na aquisição de um veículo?

Nem sempre podemos arcar com os custos da aquisição à vista, somados ao pagamento de impostos, eventuais manutenções, seguro auto e combustível, não é mesmo?

Por isso, encontrar a melhor forma de financiar um veículo para você pode ser o caminho para solucionar a questão e desfrutar da liberdade que ter um automóvel vai proporcionar à sua vida. Isso porque você pode pagar apenas uma entrada, dividir o restante do valor e conseguir arcar com as demais despesas com mais tranquilidade.

Como funciona um financiamento de veículo?

Instituições financeiras públicas e privadas oferecem esse tipo de serviço aos consumidores, por meio do Crédito Direto ao Consumidor, mais conhecido como CDC. Basta que você procure uma delas para se informar sobre quais são as opções e condições para obtenção do financiamento.

Em geral, os valores, tanto do total quanto das parcelas, têm como base a sua renda mensal. Dessa forma, você tem mais possibilidades de fechar uma negociação que caiba no seu bolso, favorecendo a organização do seu orçamento para a compra do veículo.

Qual é a melhor forma de financiar um veículo?

Existem ao menos três opções para que você consiga comprar seu carro, mesmo sem ter o valor para pagar à vista. Entre as principais, podemos citar o financiamento, o leasing e o consórcio.

Decidir qual a melhor forma de financiar um veículo vai depender da pressa que tem para estar à frente do volante, do valor disponível para dar de entrada, além, é claro, das condições oferecidas pela instituição financeira. Vamos detalhar essas três alternativas para que você possa avaliar qual delas se encaixa nas suas necessidades.

Financiamento

Ao optar pelo financiamento para a compra do veículo, você pode fazer a retirada dele assim que fechar negócio. Ou seja, é a maneira mais rápida e prática de comprar seu carro.

Para isso, o ideal é que tenha uma parte do valor para dar de entrada; assim, conseguirá juros menores e melhores condições de parcelamento. Se já tiver um carro usado, pode dá-lo como parte da negociação e reduzir ainda mais o valor financiado.

Quanto maior a entrada, mais baixos serão os juros do financiamento. As taxas dependem do valor, do tipo de carro, da quantidade de prestações e da instituição financeira escolhida.

Leasing

Nessa opção, é a instituição financeira que compra o veículo e financia o valor para você. Dessa forma, a propriedade fica em nome do banco até que todas as prestações sejam pagas e o contrato seja encerrado, finalmente passando o carro para o seu nome.

O leasing permite o financiamento do valor total do veículo, ou seja, não será necessário dar uma quantia de entrada na negociação. Se houver inadimplência, o banco poderá ficar com o veículo; e isso acontece mais rapidamente do que em outros tipos de financiamento.

Consórcio

Essa é a alternativa para quem não tem pressa de ter o veículo na garagem. É ideal, por exemplo, para quando você já tem um carro e deseja se preparar para o momento da troca por um mais novo, pois conseguirá se planejar para isso.

No consórcio, você faz parte de um grupo de pessoas que desejam adquirir o mesmo tipo de bem; nesse caso, um carro. Para isso, pagam mensalmente por uma quantia pré-determinada, pelo prazo que estiver no contrato.

Ao final, receberá a carta de crédito para a compra do veículo. Se preferir, pode oferecer lances ao longo do contrato e tentar obter a carta de crédito antes do fim do prazo. Ainda, poderá ser sorteado em uma das assembleias mensais, antecipando a contemplação.

Por que o financiamento é a melhor opção?

Escolher a melhor forma de financiar um veículo fará com que você realize esse desejo em um prazo menor, com a possibilidade de organizar as suas finanças e ter uma ideia clara de quanto vai gastar com essa aquisição. O ideal é que você faça simulações de financiamento online para entender quanto poderá obter de crédito e que valores pagará pelas prestações.

Fazendo isso, você poderá se programar melhor para as outras despesas que envolvem a compra de um veículo, como seguro auto, IPVA, manutenção e combustível. Então, é só analisar as finanças e escolher o financiamento mais adequado para você. Mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?

Como escolher o financiamento adequado?

Muita gente acha que só pode pedir financiamento para comprar veículo junto ao banco em que já é correntista, mas isso não é verdade. O ideal é procurar por uma instituição financeira que atenda a suas expectativas.

Com o que você leu por aqui, já dá para ter uma ideia de qual a melhor forma de financiar um veículo, não é mesmo? Não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro, que vai ajudar você a tomar uma decisão que não gere problemas no futuro. Depois, é só curtir a vida com seu carro novo!

Gostou das dicas que demos neste post? Siga nossas páginas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn e acompanhe todas as nossas publicações.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.