Como funciona o financiamento para frota de carros?

Você sabia que é possível usar financiamento para a compra de um veículo para aumentar a frota de carros da empresa? Entenda mais sobre o assunto!

Categoria: Financiamento de Veículos

Toda empresa que precisa de veículos para seu funcionamento entende que eles devem ter boas condições de uso e, de preferência, ser novos. Ou seja, é necessário trocá-los periodicamente para que não deem prejuízos ao negócio. Mas, em alguns momentos, pode ser preciso contar com uma ajuda financeira para isso.

É aí que entra o financiamento para frota de carro. Não há muitas instituições bancárias que ofereçam esse tipo de crédito, mas é fundamental que você entenda como é possível fazer o financiamento de carro para CNPJ e, assim, se planejar para a renovação da sua frota aos poucos, sem pesar no orçamento corporativo.

É sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe a leitura até o fim para entender se essa é uma boa alternativa para sua empresa.

Quem pode fazer um financiamento para frota de carro?

As empresas podem obter financiamento para a compra de carros, e essa é uma alternativa viável para que sejam aproveitadas algumas condições especiais oferecidas a quem compra como CNPJ. Claro que há regras que precisam ser cumpridas para que você use esse tipo de financiamento para renovar a frota de carros do negócio.

O crédito, vale lembrar, é concedido para a empresa. Portanto, ele não será do proprietário do negócio, ou de qualquer um dos sócios ou funcionários, mas pertencerá àquele CNPJ.

Descontos na compra de veículo para a empresa

Você já deve saber que, ao comprar o veículo como pessoa jurídica e compor sua frota de carros, terá descontos adicionais àqueles oferecidos para pessoa física, mantendo os benefícios da oportunidade de financiar a aquisição. Mas há um prazo de 12 meses para que esses veículos comprados para a empresa, com desconto, sejam revendidos.

O desconto oferecido para a empresa depende de fatores como modelo e valor do veículo. Além disso, considera-se a quantidade de veículos que vão compor sua frota. Se optar por automóveis mais baratos, o abatimento no valor total será maior. Ao mesmo tempo, a aquisição de mais unidades terá condições mais interessantes de pagamento para a empresa.

Quais são os cuidados necessários ao fazer um financiamento de frota de carro?

Algumas regras precisam ser observadas ao renovar ou montar a frota de carros para sua empresa. Primeiro, não se esqueça de verificar o desconto a que tem direito, como mencionamos, de acordo com os veículos escolhidos e a quantidade que será adquirida.

Saiba que o veículo ficará vinculado ao CNPJ da empresa. Portanto, multas, impostos, licenciamento, seguro e demais despesas recaem sobre o negócio. Além disso, no momento da venda, é preciso ter atenção: dependendo da montadora e das leis em cada estado, há uma exigência de que o carro fique no nome da empresa por um prazo mínimo. O não cumprimento dessa regra pode fazer com que seu CNPJ seja bloqueado para novas compras.

Por fim, lembre-se de que será preciso declarar no Imposto de Renda da empresa os veículos de sua frota. Quando eles são vendidos, deve ser reportado como lucro o valor a mais em relação à depreciação contábil.

Como escolher bons carros para a frota da minha empresa?

Vale a pena fazer um bom planejamento antes de financiar e comprar um veículo para a frota de carros da empresa. Comece avaliando quais são as suas necessidades. Nesse momento, é preciso entender quais são o modelo e porte ideais do automóvel, além da quantidade que atenderá às demandas do negócio.

Se você já contar com um software para gestão de frotas, pode utilizá-lo nesse momento. Os relatórios oferecidos por essa ferramenta costumam conter dados importantes, que vão ajudar na sua tomada de decisão (consumo de combustível, necessidade de manutenções e outros indicadores).

O próximo passo é analisar a legislação estadual e as regras das concessionárias sobre a compra de veículos para empresas. Em seguida, quando já tiver alguns modelos de carro ideal em mente, faça uma pesquisa sobre média de consumo, necessidade de manutenção, preços das peças de reposição e disponibilidade delas no mercado. Tudo isso ajudará você a fazer as melhores escolhas para sua frota de carros.

O que muda entre um financiamento para frota e individual?

Não há muita diferença nas regras entre o financiamento de veículos particulares ou para a empresa que pretende renovar a frota de carros. Será preciso, portanto, apresentar a documentação exigida pela instituição financeira que vai conceder o crédito.

Entre os documentos, podemos mencionar o contrato social e o registro do CNPJ, ou seja. Para o financiamento, deverá ser pedido, ainda, comprovantes que demonstrem que há possibilidade de arcar com os custos da operação.

Passo a passo para aumentar a frota de carros da empresa

Comece escolhendo o modelo, a marca e as características que o veículo deve ter para atender às necessidades do negócio. Na concessionária, avise que a compra será feita por pessoa jurídica.

Dessa forma, a empresa já poderá iniciar a negociação sabendo dos descontos a que tem direito na compra. Apresente a documentação exigida e informações financeiras e jurídicas.

Deu para perceber que a decisão sobre ter a própria frota de carros na empresa é bastante estratégica para seu negócio, não é mesmo? Vale a pena avaliar as ofertas de financiamento de veículos para CNPJ oferecidas no mercado para entender se essa é uma opção viável para sua empresa.

Ter uma frota própria parece um custo alto para o negócio em um primeiro momento. No entanto, ao fazer isso, a sua empresa poderá, após quitar as prestações do financiamento, utilizar os veículos como garantia para novos produtos de crédito. Além disso, os carros passam a integrar o patrimônio da empresa, podendo ser vendidos mais à frente em caso de necessidade.

O financiamento para frota de carro é uma alternativa para que sua empresa possa contar com veículos novos, que ajudarão na economia do dia a dia. Ao saber como escolher o carro ideal e entender o passo a passo para fazer esse financiamento, você conseguirá boas oportunidades para potencializar o crescimento do seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Tem interesse em entender melhor como funciona o crédito com veículo como garantia? Continue em nosso blog e confira!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.