Crédito rotativo e compulsório: Entenda o que são e como funcionam

Listamos as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Categoria: Cartões

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TODOS OS DETALHES SOBRE O ASSUNTO:




O que é crédito rotativo?

Quando você paga somente uma parte de sua fatura (pagamento inferior ao valor total, mas superior ou igual ao pagamento mínimo exigido), o saldo devedor é deixado para o mês seguinte e ele se torna um empréstimo pessoal de curto prazo, chamado de crédito rotativo. Sobre este saldo devedor incidem os encargos de financiamento apresentados em sua fatura.



Como funciona?
O crédito rotativo pode ser utilizado até o vencimento da sua próxima fatura. Ou seja, se você usa-lo, o saldo devedor mais encargos irão compor integralmente o Pagamento Mínimo da sua próxima fatura. Caso não consiga realizar o pagamento total ou parcial da fatura, automaticamente você encontrará opções de parcelamento do saldo devido da fatura com taxas especiais para organizar suas finanças.



Porque parcelar vale a pena? Confira.

  • As taxas do parcelamento são menores que as do crédito rotativo.
  • Possibilidade de parcelar em até 18x o valor da dívida (sujeito a avaliação de crédito).
  • Pagando até o vencimento de sua fatura o valor correspondente a uma parcela do plano escolhido (parcelas apresentadas em sua fatura) automaticamente o plano estará contratado e as demais parcelas serão lançadas em suas próximas faturas.


Como fica na minha fatura?
Se você tem preferência por utilizar o crédito rotativo, lembre-se que o saldo devedor mais encargos irão compor integralmente o pagamento mínimo da sua próxima fatura, conforme exemplo abaixo:

Caso precise pagar um valor menor do que o total da fatura, recomendamos que avalie a opção mais adequada a você. Saiba mais na sua fatura do Cartão BV



O que é parcelamento compulsório da fatura?
Se você realizar um pagamento que esteja entre o valor da menor parcela ofertada em sua fatura e o pagamento mínimo, e tal pagamento não for coincidente com um dos planos de parcelamento disponíveis, você estará contratando o parcelamento compulsório. Neste caso, o valor pago será utilizado como entrada do plano de parcelamento. O saldo devedor e encargos serão financiados em um maior prazo, ou seja maior quantidade de parcelas disponível para você naquele mês.

ATENÇÃO: O não pagamento da fatura até o seu vencimento ou pagamento até o vencimento, mas em valor inferior ao da menor parcela dos planos apresentados em fatura, será considerado inadimplemento e estará sujeito aos encargos previstos no Contrato de Cartão de Crédito.



Como faço para simular outro plano de parcelamento da fatura?
Além dos diversos planos apresentados em sua fatura, você também pode usar o Internet Banking para simular outros planos.

Lembre-se: para contratar um parcelamento de fatura, você precisa efetuar um único pagamento no valor exato da parcela escolhida, até a data de vencimento de sua fatura.



Como quitar total ou parcialmente um plano de parcelamento de fatura contratado?
Neste caso, entre em contato com o Fone BV: 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades). Fale com um de nossos operadores, e peça para antecipar o plano de parcelamento ou a quitação integral do saldo devedor.

IMPORTANTE: Em caso de liquidação antecipada de saldo (total ou parcial), você somente irá pagar os encargos incorridos até a data de pagamento, de forma proporcional à opção escolhida (quitação total ou aceleração do plano de parcelamento).



Como fica o limite de crédito do meu cartão?
Como já acontece atualmente, tanto o saldo principal quanto os encargos consomem o seu limite de crédito. Na modalidade de crédito rotativo ou parcelamento de fatura, a recomposição do limite se dá naturalmente conforme pagamentos efetuados.



Não paguei minha fatura até o vencimento ou paguei valor inferior a menor parcela apresentada nos planos de parcelamento de fatura. O que acontecerá?
Neste caso, você estará inadimplente e sujeito às penalidades previstas em contrato. Sobre o saldo devedor incidirão juros moratórios e encargos de financiamento, os quais serão cobrados na fatura seguinte.

ATENÇÃO: Caso isso aconteça, regularize sua situação entrando em contrato com o Fone BV 3003 7728 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 777 2828 (demais localidades).



Lembre-se: é sempre melhor efetuar o pagamento integral de sua fatura e não acumular dívidas :)


Para acessar a resolução do BACEN nº 4549/17, clique aqui.

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