Conheça os principais passos para desenvolver inteligência financeira

A inteligência financeira é a melhor forma de gerenciar o seu orçamento. Descubra como desenvolver essa capacidade neste conteúdo!

Categoria: Crédito Consignado Privado

Quando o assunto é inteligência financeira, é comum pensar em poupar dinheiro e saber como multiplicá-lo. Mas esse conceito vai além, pois está relacionado às maneiras pelas quais uma pessoa pode construir e gerenciar seu patrimônio para atingir objetivos financeiros.

Além disso, é importante saber que obter riqueza não é uma prática restrita para quem tem grandes fortunas. É perfeitamente possível começar com pouco, pois existe uma infinidade de hábitos e práticas que geram valor.

Nesse sentido, essa sabedoria sobre finanças diz respeito a atividades como planejamento de objetivos, equilíbrio do orçamento, administração do patrimônio, carteira de investimentos etc. Ou seja, corresponde à habilidade de aplicar ganhos e gerenciar gastos, pensando no futuro.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com dicas e informações relevantes sobre como desenvolver inteligência financeira. Confira!

Qual é a importância da inteligência financeira?

A importância da inteligência financeira refere-se ao fato de que nenhuma realidade é vitalícia e imutável, especialmente quando o assunto é dinheiro. Por isso, é fundamental cultivar esse conhecimento para desenvolver pensamentos, atitudes e hábitos que permitam que você construa, mantenha e faça seu patrimônio crescer.

Uma gestão econômica pessoal eficiente permite que você consiga arcar com todas as suas obrigações mensais e ainda poupe o restante para atingir suas metas e objetivos. Sem falar na liberdade para fazer escolhas e diminuir a sobrecarga no trabalho, pois suas economias servirão de apoio para garantir qualidade de vida e realizar sonhos.

Como desenvolvê-la?

Abaixo, selecionamos as melhores dicas para você desenvolver sua inteligência financeira agora mesmo. Confira!

Levante os seus gastos e ganhos

O primeiro passo é marcar todos os gastos e ganhos que compõem o seu orçamento. Colocar esses dados na ponta do lápis (ou aplicativo) ajuda a acompanhar os movimentos da sua conta bancária.

O ideal é não esquecer de nada que contribui para a sua renda mensal, desde as entradas mais elevadas até gastos vistos como irrelevantes — como o cafezinho diário antes de chegar ao trabalho ou a assinatura de streaming de filmes e séries que você não acessa há meses, por exemplo.

Alinhe seu estilo de vida ao seu orçamento

Após identificar o que você gasta por mês, basta alinhar o orçamento com o seu estilo de vida. O objetivo é equilibrar receitas e despesas. Será que o que você ganha é insuficiente ou suas despesas é que são incompatíveis com o que você fatura no momento? Para obter a resposta adequada, é preciso saber se os seus gastos estão de acordo com a sua remuneração.

Assim, você descobre se está usando suas economias da forma adequada. Às vezes, é necessário mudar algumas prioridades e planejar melhor seu dinheiro de modo a conseguir se programar para destinar parte do capital para investimentos de médio e longo prazo, por exemplo.

Tenha um bom controle financeiro

Inteligência financeira e mudança de hábitos andam de mãos dadas, pois um dos seus objetivos é restringir alguns gastos costumeiros. Portanto, após ordenar seu estilo de vida ao orçamento, é preciso controlar as finanças.

Corte gastos supérfluos para desenvolver um comportamento financeiro mais favorável. Antes de comprar algo, questione-se da seguinte forma: “Eu realmente preciso comprar isso?”. Assim, você diminui ou elimina o consumo por impulso.

Para saber o que é essencial e o que vale a pena deixar de lado, há uma palavra mágica: prioridade. Dessa forma, você economiza com que não importa tanto, sobrando mais dinheiro para gastos considerados essenciais.

O segredo está em definir metas e desenvolver hábitos para que os objetivos sejam atingidos. Por exemplo, você pode se planejar para viajar, comprar um carro ou imóvel, ou até mesmo começar a investir no mercado financeiro.

Monte uma reserva de emergência

Controlar as finanças é essencial, mas não é o bastante para ter uma vida financeira mais tranquila. Afinal, podem surgir imprevistos que exigem dinheiro imediato, como problemas de saúde e manutenção repentina da casa ou do automóvel.

Quem tem inteligência financeira sabe que não é necessário tirar essa quantia do orçamento. Para isso, basta separar uma parcela mensal para montar sua reserva financeira. Assim, você adquire segurança, tranquilidade e não precisa adiar seus objetivos.

Identifique seu perfil de investidor

Quando o equilíbrio financeiro é conseguido, chega a hora de investir. Mas, para isso, é preciso descobrir seu perfil de investidor, ou seja, identificar se você é conservador, moderado ou ousado para definir suas atividades no mercado financeiro.

Assim, você toma as melhores decisões durante a aplicação do seu dinheiro, evitando prejuízos e insatisfações. Cada perfil corresponde aos riscos que você está disposto a correr e quais modalidades de investimentos são mais compatíveis com a sua realidade.

Por último, para escolher as melhores opções, estude o mercado. Consuma o máximo de conteúdos sobre economia e produtos financeiros em livros, artigos online e vídeos — como você está fazendo agora.

Fazer cursos específicos também é um diferencial. Isso porque são muitas informações à disposição, o que exige uma instrução detalhada para facilitar o entendimento teórico e prático. Com o auxílio de profissionais, você compreende melhor como deve proceder e evita o desequilíbrio financeiro.

Quais são os benefícios?

A inteligência financeira traz uma série de benefícios para quem a pratica. Conheça os principais.

Liberdade para fazer escolhas

Quando você aprende a lidar com o seu dinheiro com sabedoria, passa a ter controle sobre ele e tem a chance de fazer escolhas mais ousadas sem peso na consciência.

Ou seja, sua rotina tem a chance de ficar mais flexível — se você quiser, é claro. Por exemplo, você pode tirar férias, passar menos tempo trabalhando, ficar mais tempo com a família, entre outras possibilidades.

Preparo para situações importantes da vida

Existem determinados momentos da vida que são mais custosos, como casar, ter filhos, comprar um imóvel, adquirir um carro, cursar uma faculdade etc. Quando existe um plano financeiro eficiente na manga, vivenciar todas essas situações torna-se mais simples, pois o indivíduo já tem o valor necessário para tal, ou sabe o que deve ser feito para conquistá-las.

Com as dicas e informações citadas neste conteúdo, você certamente desenvolverá sua inteligência financeira. Ao colocá-las em prática, você aprimora seu hábito de poupar dinheiro e percebe a importância de cortar gastos, mesmo que sejam por um momento. Considere essas recomendações para ter uma vida mais tranquila e segura em relação às suas finanças.

Já ouviu falar do Consignado Privado BV? É uma modalidade de crédito rápida e descomplicada, com desconto direto na folha de pagamento. Acesse nosso site para tirar dúvidas e conhecer mais sobre esse produto do banco BV.

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.