Qual a relação da expectativa de vida com o planejamento financeiro?

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos anos e, por isso, um bom planejamento financeiro é algo indispensável.

Categoria: Orientação Financeira

Com o crescimento da expectativa de vida, é fundamental ter um planejamento financeiro eficiente para se aposentar com mais qualidade de vida e bem-estar. Para que isso ocorra, é essencial estabelecer prioridades para alcançar bons resultados.

Todo projeto de vida requer o estabelecimento de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Muitas pessoas nem sequer pensam sobre o assunto, mas, ao chegar na velhice, é comum o arrependimento por não ter investido em um plano para o futuro.

E você? Já parou para refletir como a expectativa de vida está intimamente relacionada com o planejamento financeiro? Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o tema!

Quem precisa de um planejamento financeiro?

Você acredita que o planejamento financeiro deve ser feito apenas por pessoas de mais idade? Pois saiba que ele deveria ser adotado por todos os indivíduos que desejam ter uma melhor aposentadoria e qualidade de vida no futuro. Muitas das metas estão ligadas a conquistas que envolvem bens materiais e dinheiro, no entanto, o planejamento deve integrar todas as áreas da sua vida para dar certo. 

Quanto antes você começar a traçar o seu plano, mais fácil será alcançar suas metas e objetivos. O indicado é sempre reservar alguns momentos do seu dia para anotar as suas ideias e anseios, refletindo sobre onde e como você quer estar em alguns anos. É justamente com o auxílio do planejamento financeiro que você ganha motivação para estabelecer a sua trajetória pessoal e profissional.

Qual a relação entre expectativa de vida e o planejamento financeiro?

A expectativa de vida do brasileiro aumentou para 76,6 anos em 2019, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A notícia é boa, mas exige uma mudança de postura e atitude da população diante da preparação financeira, que garante mais qualidade de vida e bem-estar no futuro. 

Um dos maiores erros é pensar na renda e na aposentadoria muito tarde, quando as pessoas têm menos tempo e disposição para planejar uma poupança que realmente ofereça bons rendimentos. Para isso, é essencial começar a se preparar para manter o padrão de vida e ter melhores resultados, com menos esforço.

O ideal é que a expectativa de vida acompanhe o planejamento financeiro durante toda a vida para que, no futuro, o indivíduo realmente garanta uma aposentadoria adequada e dentro de sua realidade. A previdência privada e as opções de investimento, por exemplo, são excelentes estratégias para quem quer manter suas finanças ativas e asseguradas na velhice.

Quando o planejamento financeiro deve começar a ser feito?

Para conquistar suas metas e objetivos de vida, tanto pessoal quanto profissional, o indicado é iniciar o planejamento financeiro assim que você conquista o primeiro cargo de emprego. De mês em mês, uma pequena quantia do salário já pode ser suficiente para garantir um melhor futuro.

Quanto antes você organiza suas contas e aprende a lidar com o dinheiro, melhor será a sua educação financeira e, também, seus rendimentos. O planejamento pode ser iniciado com o uso de uma planilha, que auxilia no controle dos custos e dos gastos mensais. 

Com a planilha, você ainda pode avaliar quais são as despesas prioritárias e fundamentais, e quais podem ser reduzidas ou até mesmo cortadas do seu orçamento. Tenha em mente que ter antecedência nesse processo pode fazer toda a diferença para a sua vida financeira e, em pouco tempo, você já terá algum capital para investir ou aplicar em uma previdência privada, por exemplo.

Como estruturar um planejamento financeiro?

Entendendo a importância da poupança, chega o momento de saber como estruturar um planejamento financeiro realmente eficiente e que atenda aos seus objetivos. É importante tomar alguns cuidados e ter atenção a algumas práticas ao longo do processo de elaboração do seu plano, para que tudo saia como o planejado.

Defina prioridades

O primeiro passo é refletir e definir quais são as suas maiores prioridades. Pode ser adquirir um imóvel próprio, fazer uma viagem ou, simplesmente, garantir uma aposentadoria que atenda ao seu estilo de vida. 

O importante é que suas escolhas sejam conscientes e alinhadas aos seus valores e planos para o futuro. Com isso, você também pode entender melhor quais são os gastos que pode cortar ou reduzir para alcançar algum objetivo específico.

Liste suas metas

Definir e listar metas tangíveis e realistas é a chave para o sucesso e também para alcançar seus maiores objetivos de vida. Isso é essencial para ter mais controle e uma melhor execução do seu planejamento.

No início, você pode definir planos menos ousados e aprimorá-los à medida que for alcançando o que quer. Esta ação pode oferecer um norte para que você comece a agir conforme a sua realidade orçamentária atual.

Faça um diagnóstico da sua vida financeira

Outra dica é realizar um diagnóstico claro da sua vida financeira, entendendo o que entra e sai detalhadamente. Com isso, será possível planejar melhor suas metas de curto, médio e longo prazo, e reduzir suas dívidas em pouco tempo.

É interessante, por exemplo, começar a investir para fazer seu dinheiro render mais e, de fato, trabalhar por você. Mas sem um diagnóstico real da sua situação, pode ficar difícil estipular o próximo passo.

Invista com sabedoria

Caso você tenha dinheiro guardado, tome cuidado ao investir a renda e procure sempre aplicar com bastante sabedoria. Para isso, será preciso conhecer como é a realidade do mercado e suas perspectivas para o futuro.

Uma boa dica é criar um fundo de emergência, com 10% do seu salário em uma poupança. Alguns bancos oferecem planos interessantes para quem quer investir, que permitem que o dinheiro tenha rendimentos acima dos valores praticados em grande parte dos bancos populares.

Se você deseja ter um futuro mais tranquilo e sem preocupações, é fundamental refletir sobre o seu planejamento financeiro com antecedência. O aumento da expectativa de vida da população é uma realidade, por isso tenha em mente que o quanto antes você estabelecer o que deseja, mais simples será alcançar suas metas e objetivos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e siga a gente no Facebook e no Instagram!

Atendimento BV

Este site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, o que pode acarretar no tratamento de dados pessoais. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.