Consignado privado: confira quais são os passos para conseguir

O consignado privado é um empréstimo para quem trabalha com carteira assinada, e as parcelas são descontadas da folha de pagamento. Saiba mais!

Categoria: Crédito Consignado Privado

Você precisa de dinheiro para organizar a sua vida financeira ou realizar algum desejo pessoal? Já pensou no consignado privado como alternativa? Esse é um dos tipos de empréstimos mais atrativos do mercado.

Sabe por quê? Por as parcelas serem descontadas diretamente do salário — o que garante maior segurança às instituições financeiras —, as condições de pagamento são mais interessantes, como juros mais baixos e prazo mais longo.

Gostou da ideia e quer entender melhor como funciona o consignado privado? Explicamos tudo neste conteúdo. Confira!

O que é consignado privado?

O crédito consignado é aquela modalidade de empréstimo cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. No caso do privado, quem recorre a ele precisa trabalhar com carteira assinada em uma empresa que tenha convênio com a instituição financeira que cede o crédito.

Trata-se de uma espécie de benefício que o negócio disponibiliza aos colaboradores. Assim, eles podem usar o consignado para quitar dívidas caras, solucionar problemas urgentes, realizar algum desejo pessoal e por aí vai. Ao contribuir com o bem-estar financeiro dos funcionários, a empresa lucra com trabalhadores mais satisfeitos, produtivos e focados.

Como funciona?

O processo de contratação é simples, e o dinheiro pode cair na conta no mesmo dia. O grande diferencial é que não é necessário emitir boletos todos os meses e pagá-los até a data de vencimento.

Os valores das parcelas são retidos pela empregadora, que, por sua vez, repassa a quantia devida ao banco de forma automática. E mais: o desconto é registrado no holerite para comprovar o pagamento do crédito.

Para quem contrata, essa facilidade permite uma melhor organização financeira. Pensa bem: se surgir algum gasto de emergência, você não poderá usar a parcela do empréstimo para cobrir o imprevisto, não é mesmo?

Para quem empresta dinheiro, o consignado é sinônimo de segurança. Como a financeira tem ali o salário do funcionário com garantia de pagamento, ela concede crédito com condições mais interessantes.

Ainda existe a possibilidade de oferecer o FGTS como garantia no consignado privado. Nesse caso, uma fração do valor do fundo pode ser usada para pagar o empréstimo — ou parte dele — em caso de demissão.

Mesmo assim, após o desligamento, a empresa pode descontar um percentual da rescisão — no máximo 30% — para quitar a dívida ao amortizar o saldo devedor. Se ainda ficarem parcelas a vencer, você precisa entrar em contato com a financeira para renegociar, porque a dívida continuará existindo, viu?

Qual é o passo a passo para conseguir o consignado privado?

Em primeiro lugar, é fundamental conferir se a empresa em que você trabalha tem convênio com a instituição financeira. Se não tiver, é possível indicá-la aqui para o BV, que entraremos em contato para mostrar todas as vantagens da parceria.

Além disso, para solicitar o crédito, é preciso ser maior de 18 anos e estar trabalhando na empresa por, pelo menos, seis meses. Dito isso, veja quais passos seguir para conseguir o consignado privado.

Escolha um canal para a contratação

Aqui no BV, você faz a contratação de três formas:

- presencial: encontre um parceiro BV pertinho da sua casa e faça tudo por lá mesmo;

- telefone: ligue para o 3003-7888 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 011 7888 (demais localidades). Nosso atendimento funciona de segunda a sexta das 8h às 20h40 e aos sábados das 10 às 16h;

- on-line: preencha o formulário do site, que entraremos em contato para os próximos passos.

Entregue a documentação necessária

Após o primeiro contato, o BV pedirá uma série de documentos para confirmar suas informações e fazer a análise de crédito. Olha só o que pedimos:

- CNH ou documento de identidade e CPF;

- comprovante de renda de até 60 dias — meses de férias e pagamento do 13º salário não valem;

- comprovante de tempo de serviço: crachá, carteira de trabalho ou ficha de registro. Se essa informação já estiver no contracheque, não precisa desse documento.

Para o empréstimo consignado, existe uma exigência legal — Lei 10.820/03 — que permite um comprometimento máximo de 30% do salário com as parcelas. Se você ganha R$ 5.000,00, por exemplo, pode pagar prestações de até R$ 1.500,00.

E outros consignados entram nessa composição, viu? Quem já tem um empréstimo que desconta 25% dos rendimentos fica com apenas 5% de margem para um novo crédito.

Esse limite é até legal para garantir uma melhor organização financeira. Afinal de contas, além das parcelas do empréstimo, é necessário ter recursos para sobreviver, né? Pagar aluguel, contas de consumo, alimentação, lazer e por aí vai.

Analise a proposta enviada

Se a sua documentação estiver certinha, você receberá uma proposta. Nela é possível observar a quantia total do crédito liberado, o valor das parcelas, o prazo de pagamento, a taxa de juros, o CET etc. Nós recomendamos que leia tudo com atenção e que confira se as condições atendem a suas expectativas.

Assine o contrato e entregue ao RH

Concorda com tudo que leu? Então, é só assinar o contrato e aguardar a liberação do crédito. No caso de permissão eletrônica, é necessário assinar um termo de autorização e entregar no RH da empresa, combinado? O documento permite que os descontos sejam feitos em favor do BV.

Por que contar com o banco BV?

Nós do BV trabalhamos há mais de 30 anos para garantir tranquilidade à vida das pessoas e queremos estar juntos a você em cada passo, desafio e conquista. O consignado privado entra nesse contexto para auxiliar no controle de suas finanças e no bem-estar dos seus colaboradores. Olha só algumas vantagens do consignado privado BV

- prestações que cabem no bolso: as taxas de juros são mais interessantes se comparadas às de outras modalidades de crédito;

- FGTS como garantia do consignado: use o FGTS como garantia extra e tenha acesso a taxas ainda menores;

- parcelas fixas até o fim do contrato: sem surpresas com descontos maiores que o combinado;

- prazo de pagamento flexível: de 12 a 60 meses para pagar;

- praticidade: a contratação é fácil, e você pode fazê-la presencialmente, por telefone ou por assinatura eletrônica;

- segurança financeira: com descontos diretos na folha de pagamento, você não corre o risco de atrasar prestações, pagar juros ou ficar inadimplente.

O consignado privado é para quem precisa de dinheiro para organizar a vida financeira ou realizar alguma meta pessoal. O crédito é fácil, prático, seguro e com prestações que cabem no seu bolso. Porém, lembre-se de que, para pedir esse crédito, é essencial trabalhar com carteira assinada em empresas que tenham convênio com o BV, combinado?

Percebeu que essa é a solução ideal para você? Então, preencha o formulário e solicite o seu consignado privado BV agora mesmo!

Atendimento BV