Os mitos e verdades do crédito com veículo em garantia

Crédito com veículo em garantia: entenda como funciona essa modalidade e tome a melhor decisão na hora de obter dinheiro para alcançar seus objetivos.

Categoria: Crédito com Veículo em Garantia

Empréstimo com garantia de veículo: entenda como funciona essa modalidade de crédito e tome a melhor decisão na hora de obter dinheiro para alcançar seus objetivos.

Uma boa forma de controlar seu orçamento é buscar mais informações sobre finanças. Nesse sentido, você já se perguntou quais são os mitos e verdades do Crédito com Veículo em Garantia ? Será que essa opção realmente vale a pena? Como e quando escolhê-la?

Para que você fique por dentro do assunto, preparamos este conteúdo completo a respeito dessa modalidade de crédito. Ao longo do texto, explicaremos como ela funciona e o que deve ser feito por quem pretende solicitá-la. Boa leitura!

O que é e como funciona o empréstimo com veículo em garantia?

De maneira bem resumida, o empréstimo com garantia de veículo é uma forma de empréstimo com penhor. Ou seja, seu automóvel servirá para garantir assegurar que a quantia estabelecida em contrato será paga nos moldes combinados com a empresa que concedeu o crédito.

Ainda, para tratar desse assunto, é fundamental ressaltar que existem diferentes tipos de empréstimo disponíveis no mercado. Eles podem ser atalhos para realizar sonhos e, em alguns casos, também ajudam a colocar a vida financeira em ordem.

O crédito pessoal, por exemplo, é acessível e tem uma disponibilidade muito rápida, mas apresenta juros elevados e tem limites menores. Por isso, é interessante solicitá-lo apenas em situações emergenciais.

No entanto, imagine a seguinte situação: você precisa de um valor para tirar aquela festa de casamento do papel. Quando a solicitação é aprovada, você recebe o crédito desejado e seu carro fica como garantia.

Quando o empréstimo com garantia de veículo é quitado, o bem em questão deixa de estar alienado. Entretanto, você pode seguir usando o automóvel normalmente. Essa é uma operação frequente nas instituições financeiras, porque ela é positiva para as duas partes envolvidas.

Para você e para a empresa que viabilizou o crédito com veículo em garantia, essa é uma ótima saída, porque ela conseguirá oferecer limites e condições de pagamento bem melhores do que em outros casos.

Na prática, essa é uma das opções de crédito pessoal mais baratas disponíveis para pessoas físicas — basta comparar seus juros e características a empréstimos consignados, pessoais, cartões, cheque especial e assim por diante.

Apesar disso, há casos de inadimplência que, em determinadas situações — que são raras, de acordo com especialistas —, o carro colocado como garantia pode ser tomado, então é bom assumir o empréstimo com garantia de veículo apenas se puder quitá-lo.

No BV, que está há mais de 20 anos dando suporte às conquistas dos brasileiros por meio de diferentes soluções, existem diferentes linhas de crédito que aceitam automóveis como garantia.

Uma delas é muito acessível para pessoas físicas, de 18 a 75 anos: ela estabelece como garantia o veículo da pessoa que está tomando esse crédito.

Há uma alternativa que aceita veículos pesados como garantia, e ela também pode ser usada por pessoas jurídicas, que geralmente utilizam o crédito como capital de giro para desenvolver seus negócios.

Um dos grandes diferenciais do BV é que ele aceita empréstimo com garantia de veículo com até 19 anos. Isso serve tanto para carros quanto para caminhões. Utilitários e caminhonetes, por sua vez, podem ter até 8 anos, por conta do desgaste pelo uso para serviço que eles quase sempre apresentam.

Legenda: O empréstimo com garantia de veículo é ótimo para quem usa o crédito com planejamento.

Quais são os mitos e verdades do crédito com veículo em garantia?

Agora que você sabe como essa modalidade funciona e quais são suas principais características, é hora de entender os mitos e verdades em torno do crédito com veículo em garantia. Veja.

É preciso adiantar um valor

Mito. Instituições financeiras confiáveis e autorizadas a emprestar dinheiro não pedem pagamentos adiantados em empréstimos pessoais, créditos com bem em garantia e assim por diante.

Dessa forma, é fundamental ter bastante atenção: existem algumas fraudes de empresas que prometem um grande limite de crédito, mediante o recebimento de uma quantia antecipada.

Por isso, se alguém se passar por um correspondente do BV, ou de qualquer outra financeira, pedindo o adiantamento de R$1.000,00 para liberar R$20.000,00, por exemplo, desconfie.

Você perderá o seu carro

Esse é um dos maiores mitos em relação ao empréstimo com garantia de veículo. O veículo funcionará como uma garantia, mas, como dissemos, ele ficará em sua posse durante a validade do contrato.

Aliás, essa é a diferença entre o empréstimo com garantia de veículo e o penhor, por exemplo, já que você continuará utilizando o bem normalmente enquanto paga as parcelas do valor emprestado.

Depois de quitar todas as parcelas do seu empréstimo com garantia de veículo, o carro continuará sendo seu. Existe o risco de perdê-lo somente quando há inadimplência.

Porém, como as condições tendem a ser vantajosas, isso não é comum. O mais importante, aqui, é que você analise bem a necessidade do crédito e avalie se o valor das parcelas se encaixa em seu orçamento para não ter problemas com a quitação.

Legenda: O empréstimo com garantia de veículo não tira o seu carro de você.

É um dos empréstimos que mais vale a pena

Verdade. A grande vantagem do empréstimo com garantia de veículo é que ele consegue acessar linhas mais baratas de juros e limites mais altos de crédito. Isso porque ele envolve uma garantia — você não precisará se desfazer de nenhum bem para levantar os recursos necessários.

Muitas pessoas vendem o carro ou trocam para um modelo mais simples, com o objetivo de pagar um curso ou uma viagem. Com o CVG, você pode conseguir até 90% do valor do veículo como crédito sem precisar abrir mão dele em sua rotina.

Ao obter um contrato de crédito com juros mais em conta, você verá que não vale a pena se desfazer do veículo para conseguir o dinheiro de que precisa.

O prazo para pagar é longo

Verdade. Isso varia bastante de acordo com a instituição financeira contratada. No entanto, na maioria das vezes, o prazo é realmente longo.

No BV, você tem até 5 anos para quitar seu empréstimo com garantia de veículo. Além disso, as parcelas são fixas, o que é ótimo para quem deseja se preparar para os pagamentos e evitar surpresas no final do mês.

Com esse benefício, fica mais fácil você adequar o valor contratado e o das parcelas às suas condições financeiras. O planejamento orçamentário vai assegurar que consiga pagar as prestações com tranquilidade, sem afetar seu conforto, nem colocar em risco a operação.

Precisa ter um bem como garantia

Verdade. Essa é a base do crédito com garantia de veículo.. Seu bem será oferecido à instituição com a qual fará a contratação do empréstimo como garantia de que não haverá inadimplência. Afinal, se você deixar de pagar as parcelas e não fizer um acordo, ele poderá ser tomado para quitação do contrato.

Mas, como mencionamos, é justamente isso que faz com que o empréstimo com garantia de veículo seja mais vantajoso e tenha taxas mais baixas de juros, além de prazos mais interessantes, pois o banco saberá que você tem condições de honrar a dívida, ou seja, os riscos da operação são menores para a instituição.

O documento fica no nome da empresa que oferece o crédito

Mito. No empréstimo com garantia de veículo, o bem continuará no nome do proprietário. O que ocorre, nesse caso, é que ele será alienado pelo banco que concedeu o empréstimo.

Na prática, isso quer dizer que a posse do veículo será sua, mas a propriedade será da instituição financeira até que as parcelas sejam totalmente quitadas. Antes disso, portanto, o veículo não poderá ser vendido.

Necessita comprovar renda para conseguir

Verdade. Dificilmente você encontrará uma linha de crédito que ofereça valores mais altos e taxas de juros vantajosas sem que haja a exigência da comprovação de renda. Esse é um dos principais fatores usados pelas instituições financeiras para se assegurar de que você poderá honrar a dívida.

Por isso, o mais comum é que a concessão do empréstimo com garantia de veículo seja atrelada a quanto o valor da parcela irá comprometer seu orçamento mensal: em geral, é recomendável que ele não ultrapasse os 30% da sua renda.

O score influencia a obtenção do crédito

Verdade. Essa questão está relacionada à anterior. O score de crédito é uma pontuação que você recebe de órgãos de proteção ao crédito e que está relacionada a como você faz seus pagamentos e honra suas dívidas.

Portanto, sim, o score pode influenciar a decisão da instituição financeira em oferecer o crédito com veículo em garantia a você, na hora da análise de renda.

Quando utilizar esse tipo de crédito?

Tudo depende de seus planos e objetivos pessoais. Está na hora de reformar a casa ou investir em sua formação profissional? Então, o empréstimo com garantia de veículo tende a ser uma ótima escolha, é só fazer um planejamento!

Muitas pessoas usam o empréstimo com garantia de veículo para fins variados, como tirar um negócio próprio do papel. O importante é que você tenha objetivos claros e saiba avaliar e organizar sua situação financeira para usar essa modalidade de crédito com consciência, evitando problemas futuros.

Como contratar o crédito do BV?

Os passos para fazer uma solicitação não são difíceis. Veja como fazer.

Converse com a instituição financeira

Analise com bastante critério a oferta do Crédito com Veículo em Garantia, avaliando se os valores das parcelas, das taxas e os prazos estão dentro do que você espera. O BV dá ao cliente condições de renegociação, além da possibilidade de antecipar o pagamento de prestações, o que pode ser bem vantajoso.

Simule e faça sua proposta

A simulação do empréstimo com garantia de veículo é uma etapa fundamental para que você entenda quanto poderá obter e quais são os valores das parcelas que irá pagar, além do prazo para quitação.

Ela pode ser feita pela internet com muita facilidade e vai ajudar você a reorganizar o planejamento financeiro a partir da obtenção do crédito.

Envie os documentos necessários e aguarde a análise de crédito

Os principais documentos exigidos no caso do Crédito com Veículo em Garantia são os comprovantes de renda, o documento de identificação e o documento do veículo.

Logo, com base neles, será iniciada a sua análise de crédito para que a instituição avalie quanto poderá emprestar e se você tem condições de pagar as parcelas estipuladas.

Saiba se o crédito solicitado é acessível ou não

Caso a análise de crédito seja aprovada, o banco vai mandar uma proposta personalizada com as condições de pagamento.
É importante avaliar com calma a oferta e verificar se todas as informações necessárias estão no documento. Entre elas estão a taxa de juros, o Custo Efetivo Total (CET), o valor do empréstimo, o prazo para o pagamento, entre outras.

Basicamente, queremos te lembrar da importância de ler o contrato com atenção. Assim, você entenderá todas as regras da modalidade e poderá avaliar com calma se as prestações cabem no seu bolso antes de assinar.

Verifique o estado do carro, a documentação e passe pela vistoria

Com a aprovação do crédito e se você entender que as condições são interessantes para alcançar seus objetivos, é hora de passar à próxima etapa.

O carro deve estar em bom estado e quitado. Isso significa que não pode haver impostos e multas em atraso, além de não ter a possibilidade de aderir a essa modalidade de crédito se o veículo ainda estiver financiado, ok? Mas existem exceções, aqui no BV, por exemplo, isso é possível se o carro estiver financiado pela instituição.

Na vistoria, um técnico avalia, na modalidade presencial ou online, por meio de fotos, as condições do veículo para atestar se ele se encaixa como garantia.

É importante que ele esteja em boas condições de funcionamento. Pontos como pintura, lataria, estofamento e motor também são avaliados nesse processo., A vistoria ainda faz a cotação do preço do veículo para embasar o valor do crédito a ser concedido.

Conclua o processo

Deu tudo certo até aqui? Então, é só partir para a formalização do seu crédito com veículo em garantia.

Com o contrato assinado, a instituição financeira vai liberar o valor combinado, a fim de que possa usá-lo para atingir seus objetivos. Então, é só pagar as parcelas direitinho até o término do contrato, e o veículo não estará mais alienado.

O Crédito com Veículo em Garantia é uma excelente forma de realizar sonhos e organizar sua vida financeira. Por isso, considere essa modalidade, porque ela pode fazer toda a diferença em seu futuro, oferecendo a você taxas de juros e prazos mais interessantes do que outros tipos de empréstimo.

Gostou do conteúdo? Então, faça uma simulação do seu Crédito com Veículo em Garantia e veja como o BV pode ajudar você!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mail sac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Atendimento BV